Soim é visto caminhando no Aeroporto de Fortaleza

Uma equipe de segurança do aeroporto foi chamada para levar o animal a mata localizada próximo ao equipamento.

Quem passou pelo Aeroporto Internacional de Fortaleza durante a tarde desta terça-feira, 13, foi surpreendido pela presença nada comum de um soim. O animal foi visto andando livremente na área onde é efetuado o registro de entrada (check-in) e chamou a atenção de populares, que gravaram o momento e encaminharam os registros ao O POVO. Uma equipe de segurança do aeroporto foi chamada para levar o "passageiro" inusitado a mata localizada próximo ao equipamento. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nas imagens é possível ver o animal saltando dentro da área, por sobre as fitas colocadas para organizar as pessoas em filas. Parecendo perdido, o sagui é isolado por agentes que atuam no aeroporto enquanto segue sendo filmado por pessoas que passavam pelo local e se surpreendiam com a cena, achando divertido a presença incomum da espécime.

| LEIA MAIS |

CPI da Covid é criada e inclui governadores e prefeitos

Ex-dono do Leonardo da Vinci questiona desapropriação do hospital

Apesar da situação parecer divertida, a presença do macaco no equipamento poderia colocar as pessoas em risco em caso de interação. De acordo com Rodrigo Rabelo de Castro Sousa, estudante de medicina veterinária e voluntário do Instituto VerdeLuz, esse tipo de animal silvestre pode ser portador do vírus da raiva, motivo pelo qual sua mordida é considerada de alto risco.

"Eles (soins) são muitos comuns em matas e em parques, e têm o costume de aparecer em locais urbanos para interagir com humanos, principalmente em busca de alimento. São muitos curiosos também', frisou Rodrigo. O estudante destaca que provavelmente o animal que apareceu no aeroporto saiu de uma mata e veio até o equipamento por algum desses motivos citados, ou ainda pode ter parado ali ao fugir de algum predador ou ameaça.

Em nota emitida ao O POVO, a Fraport Brasil, administradora do Aeroporto, afirmou que "o animal foi encontrado na área pública do aeroporto e rapidamente tratado pela equipe de Safety da Fraport Brasil. Em seguida, ele foi solto na mata ao lado leste do aeroporto. Não houve qualquer impacto nas operações".

Apesar de fofos, os soins não são animais domésticos e não devem ter contato com a população geral. Dentre as doenças que os macacos selvagens podem transmitir estão a raiva, verminoses, enterites, ectoparasitos, pneumonia, além de doenças que estão presentes apenas na natureza. De acordo com o Art. 10. da Lei de Proteção à Fauna, “a utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha de espécimes da fauna silvestre são proibidas”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

macaco visto aeroporto macaco soim visto fortaleza aeroporto internacional

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar