Realizada virtualmente, IV Jornada de Autismo tem inicio nesta terça

Toda programação será transmitida ao vivo e simultaneamente na página que o órgão mantém tanto no Facebook como no Youtube

Para marcar o mês de conscientização sobre o autismo, a Associação Fortaleza Azul (FAZ) promove, entre a noite desta terça-feira, 13, e a próxima quinta-feira, 15, a IV Jornada de Autismo - evento que busca, entre outros, discutir quanto a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Toda programação ocorre de maneira virtual, sendo transmitida ao vivo e simultaneamente na página que o órgão mantém tanto no Facebook como no Youtube.

O evento é realizado anualmente pela FAZ e nesta edição conta com o patrocínio de entidades como o Centro de (Re)Habilitação Integrado (Adaptro) e o Centro Especializado em Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento (CEATD). Serão três dias de painéis, palestras e rodas de conversa ministrados por especialistas no assunto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Na busca por um lugar de fala mais consolidado e de inclusão com respeito às características individuais, os autistas têm cada vez mais atraído a atenção da sociedade para sua realidade. Uma das maneiras de fazer isso é se reunindo em entidades ou associações que debatem o tema, realizam ações e buscam sensibilizar as pessoas sobre os direitos, as necessidades específicas e as potencialidades das pessoas com TEA", diz trecho de documento divulgado para anunciar evento. 

| LEIA MAIS | Ex-dono do Leonardo da Vinci questiona desapropriação do hospital

A FAZ tem realizado a jornada presencialmente, chegando a reunir em torno de 300 autistas e seus familiares, mas precisou adaptar formato devido a pandemia. “É ainda uma forma de mostrar a necessidade de se proporcionar condições para que esse processo de inclusão se efetive na prática”, diz Erika Rolim, vice-presidente da instituição, sobre o tema que será discutido.

Programação:

Terça-feira, 13: abertura do evento, seguida de duas rodas de conversa, às 19h10, com o tema “Representatividade e Lugar de Fala”, com as participações dos autistas Juliana Santos (artista), Grace (estudante de Medicina), Fábio Mourajh (escritor) e Blue Pinto (artista plástica); e às 20h20 com o tema “A importância dos Esportes para o Desenvolvimento do Autista”, com o professor Felipe Nilo.

Quarta-feira, 14: serão realizadas palestras em áreas ligadas à saúde. Às 19 horas, com o tema “Qual a função das estereotipias/stims nos autistas?”, com a psicóloga Mayra Laís e com a pedagoga Fernanda Cavalieri, mãe atípica de gêmeos. Às 10 horas, o tema será “Diagnóstico de Autismo na Fase Adulta”, com o psiquiatra Alexandre Aquino e com o musicoterapeuta Glairton Santiago, recém diagnosticado autista.

Quinta-feira, 15: terá a presença de dois profissionais da Medicina especializados em autismo. Às 19 horas, será realizada a palestra “Analisando o aumento da prevalência de TEA: o que tem por trás de tudo isso?”, com o médico neuropediatra André Pessoa. Às 19h50, será a vez da palestra “Discussões Pós-Diagnóstico”, com o médico neuropediatra Sávio Caldas.

Serviço

IV Jornada de Autismo tem inicio nesta terça

Quando: Terça-feira, 13 à quinta-feira, 15

Onde: transmissão nos canais; fazbrasil (Facebook) e @fortalezaazul (Instagram)

Para saber mais sobre a "FAZ":

Telefone: (85) 98186 4552 / www.faz.org.br

E-mail: associacaofortalezaazul@gmail.com

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

jornada de autismo ASSOCIAÇÃO FORTALEZA AZUL TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar