Próximos dois semestres da UFC terão 200 dias letivos, decide Conselho

Um novo cronograma deve ser confeccionado pela Pró-Reitoria de Gradução (Prograd) a partir de propostas e sugestões dos membros do Conselho e tendo em vista os 200 dias letivos

Os próximos dois semestres da Universidade Federal do Ceará (UFC) terão 100 dias letivos cada um, conforme decisão tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) nesta segunda-feira, 12, em reunião virtual.

O encontro tinha como pauta principal a análise de um calendário universitário elaborado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o qual não foi acatado após 20 votos em favor e 22 votos contra.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Médicos lançam nota de apoio a Bolsonaro; vice-reitor da UFC está na lista
Adufc se manifesta após Reitoria da UFC encaminhar recomendação do MEC para proibir expressões políticas

Esta versão sugeria 85 dias letivos por semestre, nos conformes do Conselho Nacional de Educação, mas os presentes da reunião acordaram ser mais adequado o período de 100 dias para aproveitamento acadêmico.

A proposta era mais enxuta, pois a administração da UFC planejava evitar defasagem na cronologia dos semestres e retomar ao alinhamento com outras instituições de ensino do Ceará.

No esquema dos 100 dias letivos, o Conselho sugeriu início do primeiro semestre de 2021 em 10 de maio e término em 2 de setembro. Já o 2021.2 começaria em 27 de setembro e encerraria em 3 de fevereiro de 2021.

LEIA TAMBÉM | Pesquisadores da UFC criam moléculas em laboratórios para inibir ação do coronavírus

Um novo cronograma deve ser confeccionado pela Prograd a partir de propostas e sugestões dos membros do Conselho e tendo em vista os 200 dias letivos. Outra reunião do CEPE discutirá a futura proposta.

Sindicato

Em nota, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc) criticou a proposta inicial de calendário por não “oferecer condições adequadas para o cumprimento das atividades acadêmicas, como estágios, projetos, dentre outros”. Ainda, a entidade declarou que o reitor da UFC, Cândido Albuquerque, “desconversou” um pedido de participação da Adufc na reunião do Conselho, que almejava deliberar sobre direito a férias de docentes.

O cronograma de 100 dias foi elogiado pelo sindicato, pois “visa garantir a qualidade do ensino/aprendizado já prejudicado pelo modelo remoto de aulas, sem submeter professores e estudantes a um semestre mais curto em dias, mas com a mesma carga horária”. Foi constatada, ainda, a importância de 30 dias de recesso, no mínimo, entre os semestres, para planejamento dos professores.

A Adufc também escreveu que a administração superior da UFC não se sensibilizou com relatos de professores que “narraram problemas pessoais que têm enfrentado na pandemia, como dificuldades materiais de estudantes, adoecimento de docentes e até perdas de familiares para a Covid-19”. O POVO entrou em contato com o gabinete do reitor e aguarda retorno.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Calendário universitário UFC semestre 2021.1 ufc semestre 2021.2 ufc 200 dias letivos ufc

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar