Chuva em mais de 90 municípios alivia o calor e faz 21º em Crateús

Litoral, Maciço, Ibiapaba e sul do Ceará deverão concentrar principais chuvas neste início de semana

Atualização às 15h01min

O início desta semana deve seguir com chuvas em muitos municípios cearenses. É o que aponta a previsão feita pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As precipitações ajudam a aliviar o calor. A Funceme divulgou as temperaturas mínimas desta manhã no Estado: 19°C em Tianguá, 21,3°C em Piquet Carneiro, 21,4ºC em Crateús e 24,4°C em Fortaleza. Mais de 90 municípios cearenses registraram chuvas nas últimas horas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo previsão da Funceme, a faixa litorânea, o Maciço de Baturité, Ibiapaba, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns devem seguir concentrando os principais acumulados.

Nesta segunda-feira, 22, o Sul do Estado deve apresentar precipitações no período da noite. Entretanto, na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba as chuvas deverão ocorrer ao longo do dia, com maior nível de incidência até o início da tarde.

Ainda segundo o relatório da Funceme, neste início de semana o cenário favorável para chuvas é resultado da aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), em relação aos últimos dias, e deverá persistir em tal posição (entre 1°S e 2°S) até quarta-feira, 24.

Para esta terça-feira, 23, a expectativa é parecida com as previsões desta segunda-feira, ou seja, predomínio de nebulosidade variável em todas as macrorregiões com eventos de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Cariri. Chuvas isoladas devem ocorrer nos demais pontos do Estado.

Segundo o balanço da Funceme, até as 10h40 desta segunda-feira, 22, o balanço apontava chuva em 92 dos 120 municípios informados. Desses, 27 estão localizados na região do Cariri, que registrou chuva em 53 postos.

A região do Sertão Central e Inhamuns foi a segunda em números de municípios com chuva. Dos 25 municípios da região, 19 registraram chuvas nas últimas horas.

LEIA TAMBÉM| Qualidade da água é regular em 73% dos rios brasileiros

Dados

No balanço parcial referente ao intervalo entre as 7h deste domingo, 21, e as 10h40 desta segunda, a Funceme indica registros de chuva em, pelo menos, 80 municípios. Os maiores foram em:

-Tarrafas (Posto Sede): 90 mm
-Cariús (Posto São Sebastião): 70 mm
-Cedro (Posto Cedro): 63,3 mm
-Cedro (Posto: Ematerce) : 62mm
-Jucás (Posto: Baixio de Donana) : 55.8mm

 

LEIA TAMBÉM| O que são energias renováveis e como elas podem beneficiar o Ceará

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuva no ceará quadra chuvosa chuvas em março

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar