Chuva no Dia de São José é sinal de "bom inverno"? Veja o que mostra o histórico

O Dia de São José, celebrado a cada 19 de março, teve chuva em todos os últimos 21 anos no Ceará, mas nesse período apenas 2020, 2009 e 2008 terminaram com uma estação chuvosa acima da média histórica

O 19 de março marca o feriado de São José, considerado padroeiro do Ceará. Uma das crenças populares sustenta que, se chover na data, é sinal de um bom período chuvoso — tradicionalmente chamado pelo sertanejo de "bom inverno", ainda que não coincida com o inverno astronômico. A época das chuvas no Ceará, a rigor, ocorre entre o verão e o outono. Mas, voltando a São José, registros históricos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostram que não há correlação entre as precipitações nesse dia e a qualidade da quadra chuvosa cearense, que vai de fevereiro a maio.

O Dia de São José registrou chuva em todos os últimos 21 anos no Ceará, mas, nesse período apenas 2020, 2009 e 2008 terminaram com uma estação chuvosa acima da média histórica, que é de 695,8 milímetros (mm). Em 2008, o Dia de São José teve o maior número de município com chuvas: 159 de um total de 184. Ao todo, nove anos dessa série temporal tiveram chuvas abaixo da média histórica. Outros nove apresentaram índices pluviométricos dentro da média.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme a gerente da meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, a expectativa sobre data é pode ser explicada cientificamente. "Em anos de boas chuvas nessa época do ano já teríamos a presença da Zona de Convergência Intertropical [sistema que influencia chuvas no Nordeste] trazendo aquela chuva generosa que a gente precisa aqui no Estado. No entanto, os dados mostram que nem sempre chuva no dia 19 de março significa, necessariamente, uma boa estação chuvosa", pontua.

Meiry aponta anos nos quais choveu muito no Ceará, em diferentes cidades, mas as estações chuvosas ficaram abaixo da média, como em 2013 e em 2012. "Para 2021, a previsão é de chances de chuva em todo o Estado e as regiões mais beneficiadas são a região da Ibiapaba, o Litoral Norte, a região Jaguaribana e o Cariri", afirma.

Crateús, no Sertão cearense, registrou a maior chuva no feriado de tradição católica durante o período considerado, com 196,5 mm, em 2003. De 2000 até 2020, a menor entre as chuvas no dia do padroeiro do Estado ocorreu no ano de 2004, em Sobral, na Região Norte, contabilizando 42 mm. 

 

Porém, a crença que relaciona as chuvas da estação ao Dia de São José nem sempre é relacionada à chuva específica no dia 19 de março. Muitos dos antigos relatavam que o sinal se o período chuvoso seria bom ou ruim podia ser percebido não pelas chuvas no dia. O fundamental era se as chuvas do ano começavam a cair em boa quantidade até o dia do padroeiro. Se não chovesse até 19 de março, então o ano seria de seca. O fato é que, no imaginário, as chuvas deste dia passaram a ser fundamentais.

Equinócio de outono

O feriado de São José está próximo ao equinócio de outono, que acontece no dia 20 de março. Esse fenômeno astronômico é o momento exato em que o sol passa pelo equador celeste. O equinócio representa o posicionamento médio do sol em relação à Terra. "Isto é, nenhum dos hemisférios está inclinando em relação ao astro e seus raios incidem diretamente sobra Linha do Equador, iluminando igualmente os dois hemisférios", detalha Meiry Sakamoto, da Funceme.

O fenômeno ocorre em dois momentos do ano: março e setembro. Devido à mesma intensidade dos raios solares em ambos os hemisférios, os dias e as noites possuem a mesma duração. O outono que começa após o equinócio de outubro é caracterizado por temperatura mais amenas e um tempo mais fresco.

"Nas regiões Sudeste e Sul as árvores começam a ter sua folhas amarelando ou até caindo. Aqui no Ceará não percebemos essas mudanças nas estações do ano em outras regiões porque o Estado está muito próximo da Linha do Equador", conclui a meteorologista. 

LEIA TAMBÉMCelebrações do Dia de São José acontecerão de forma virtual; confira programação

+ "Antecipação do céu": as origens da relação afetiva dos cearenses com a chuva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

funceme chuva ceará dia de são josé chuva ceará ceará chuvas feriado de são josé

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar