Celebrações do Dia de São José acontecerão de forma virtual; confira programação

Com o lockdown em todo o Estado, as igrejas se adaptam em mais um ano para não deixar de homenagear o padroeiro

Neste ano, o Dia de São José, em 19 de março, será marcado por celebrações muito diferentes das longas procissões e missas lotadas. Por causa da pandemia de Covid-19, as paróquias se adaptaram e têm promovido encontros virtuais em homenagem ao santo, muito associado à ocorrência de chuvas no Estado. Em lockdown até dia 21 de março pelo o aumento de casos de Covid-19, as igrejas cearenses devem permanecer fechadas e reforçar as atividades no online.

2021 é marcado por ser o Ano de São José, convocado pelo papa Francisco para comemorar os 150 anos do decreto Quemadmodum Deus, com o qual o beato Pio IX declarou o santo como padroeiro da Igreja. O santo é padroeiro também de vários grupos, como dos trabalhadores e dos operários, além da família. No Ceará, a história de São José ganhou força com trabalhadores da agricultura, que esperam pela chuva abençoada do santo no dia 19. Segundo a tradição, se chove no dia significa uma boa quadra chuvosa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

>>Entenda por que São José é o padroeiro do Ceará

>>Data de São José coincide com o equinócio de outono; entenda a relação com a chuva

A tradição não é reconhecida pela Igreja, mas a crença popular se apoia também no científico. O dia 19 de março coincide com o início do equinócio de outono, que influencia positivamente na incidência de chuvas.

São José é considerado o padroeiro do Ceará e a data se tornou feriado municipal em Fortaleza desde 2003. O feriado na Capital é estabelecido pela Lei 8.796, de 9 de dezembro de 2003. Outras cidades como Aracati, Aquiraz, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, Quixadá e Sobral também comemoram o feriado. Em outros locais, mesmo sem amparo de uma lei, também é feriado pela tradição.

Na Arquidiocese de Fortaleza existem 12 paróquias que têm o santo como padroeiro e existem ainda centenas de capelas - comunidades - que têm São José como padroeiro. Confira:

  • Paróquia São José, Catedral
  • Paróquia São José, Papicu
  • Paróquia São José, Vila Peri
  • Paróquia São José, Passaré
  • Paróquia São José, Lagoa Redonda
  • Paróquia São José, Edson Queiroz
  • Paróquia São José, Canindé
  • Paróquia São José, Centro, Maracanaú
  • Paróquia São José, Alto Luminoso, Cascavel
  • Paróquia São José Operário, Araturi
  • Paróquia São José de Ribamar, Aquiraz

Celebrações

 

Desde o dia 10 de março até o dia de São José, 19, os fiéis podem acompanhar as festividades religiosas de forma online pelo Facebook e Youtube da Arquidiocese de Fortaleza. Diariamente, a Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra o novenário em honra ao seu padroeiro. A programação diária inicia a partir das 17h com a recitação do terço de São José, tem novena às 17h30min e finaliza às 18h com a missa.

A organização do evento ressaltou que a participação presencial na festa será resumida aos integrantes das comunidades que irão servir na novena e celebração eucarística. Os demais devem rezar de casa. Segundo a Arquidiocese, esse é um momento oportuno para que os fiéis destinem orações ao santo pedindo pelo fim da pandemia do Covid-19.

As missas têm sido celebradas pelo padre Clairton, que fez o convite para que os fiéis continuem acompanhando mesmo virtualmente. “Não deixem de participar desse momento de louvor a São José e encontro com Deus no culto de adoração e louvor da santa missa”, afirmou o padre. As celebrações têm um público cativo no Facebook, são mais de mil visualizações em cada um dos dias.

Outras paróquias também estão adotando programações online, a programação de algumas missas no dia de São José pode ser conferida ao fim da matéria. Entretanto, o fiel precisa ficar atento porque algumas igrejas decidiram cancelar os eventos, assim como aconteceu no ano passado. Entre elas, estão a paróquia de São José no bairro Passaré. A decisão aconteceu após uma reunião entre os membros da comunidade e representantes da liturgia, além de membros da organização, em que foi ressaltado o aumento de casos, bem como a existência de medidas mais rígidas de isolamento rígido.

Confira a programação de missas no dia de São José

Fortaleza e Região Metropolitana

Paróquia São José, Catedral Metropolitana

Horários: 9h , 11h e 17h

Pelo Youtube e Facebook

*A primeira missa será presidida por dom José Antonio A. Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza

Paróquia de São José, no bairro Vila Pery

Horário: 18h

Pelo Youtube

Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro Centro

Horário : 17h

Pelo Youtube

Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Bairro de Fátima

Horários: 6h30, 12h e 17h 

Facebook e Youtube

Paróquia Nossa Senhora da Paz, no bairro Aldeota

Horário: 18h

Pelo Youtube

*Todos os dias no mesmo horário já vem acontecendo o tríduo a São José também pelo Youtube

Paróquia Cristo Rei, no bairro Aldeota

Horário: 17h30

Pelo Youtube

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

missas novena dia de são jose ceará fortaleza padroeiro do ceará são jose pai de cristo padroeiro da familias missas catedral celebrações terço

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar