HRN tem primeira unidade de acolhimento a vítimas de violência sexual

Na unidade, em Sobral, pacientes recebem assistência psicológica e social, correção de possíveis traumatismos genitais, contracepção de emergência e medicamentos para prevenção de contágio por HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis

O Hospital Regional Norte (HRN), localizado em Sobral, a 234,8 quilômetros de Fortaleza, passa a contar com a primeira unidade de acolhimento a vitimas de violência sexual na região Norte do Ceará. O equipamento, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), integra a rede de acolhimento estadual de mulheres, jovens e crianças em situação de violência, a Pontos de Luz, em que funciona 24 horas e em todos os dias da semana.

Mulheres e crianças vítimas de violência sexual podem ter acesso ao serviço na unidade pelas seguintes formas: emergências adulto ou pediátrica, por meio da Central Estadual de Regulação do Sistema Único de Saúde (CreSUS), e diretamente pela porta do Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher (CASRM) do HRN, localizado na avenida John Sanford, 1505, no bairro Junco, em Sobral.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Mais da metade dos crimes de violência sexual no Ceará ocorreram à luz do dia

Na unidade, as pacientes recebem assistência psicológica e social, correção de possíveis traumatismos genitais, contracepção de emergência e medicamentos para prevenção de contágio por HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de hepatites.

Em caso de estupro, a vítima recebe medicações e atendimento médico adequado, realizado no hospital de forma integrada. O recomendado é que a vítima procure o atendimento médico em até 72 horas, pois medicamentos como a “pílula do dia seguinte” e de profilaxia do HIV têm o efeito reduzido após esse período. Ao chegar na unidade de referência, a mulher é consultada se deseja fazer a denúncia ou se pretende continuar com o atendimento médico.

LEIA MAIS | Saiba como proceder em casos de violência sexual contra a mulher no Ceará

Segundo a coordenadora médica da Obstetrícia do HRN, Eveline Valeriano Moura Linhares, oficinas de sensibilização para aprimorar o cuidado de todos com as vítimas de estupro estão sendo realizadas. “Já cuidamos desse perfil de paciente e recebemos a incumbência de sermos referência no atendimento de mulheres e crianças vítimas de violência sexual na zona Norte. Por isso, já começamos a promover oficinas de sensibilização”, disse.

Menores de 14 anos

Em relação a pacientes do sexo feminino com menos de 14 anos de idade, elas serão acompanhadas à pediatria e terão interconsulta com um(a) ginecologista. De acordo com a Sesa, o hospital conta com acolhimento em ambiente especial, exames complementares e prescrição, apoio do serviço social e acompanhamento psicológico, além de notificação e preenchimento de formulário para o Conselho Tutelar.

LEIA MAIS | Projeto busca conscientizar crianças sobre abuso sexual

Conforme Eveline Linhares, foi desenhado um protocolo de atendimento e um fluxo de acesso das pacientes para “dar agilidade ao atendimento, preservando a autonomia e privacidade, promovendo segurança e apoio, reduzindo os traumas de intervenção e a vitimização secundária”.

Esse protocolo indica os serviços de referência, o fluxo de atendimento, os medicamentos necessários, as orientações e as informações que devem ser fornecidas. Após a alta, as pacientes são encaminhadas para o Centro de Referência em Infectologia de Sobral (Cris), para seguimento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

UNIDADE ACOLHIMENTO VÍTIMAS SEXUAL VÍTIMAS VIOLÊNCIA SEXUAL CEARÁ HRN VÍTIMAS VIOLÊNCIA SEXUAL SERVIÇOS ACOLHIMENTO VIOLÊNCIA SEXUAL VÍTIMAS VIOLÊNCIA SEXUAL HRN PRIMEIRA UNIDADE HRN VIOLÊNCIA NORTE DO CEARÁ VIOLÊNCIA SEXUAL NORTE DO CEARÁ HOSPITAL HOSPITAL VÍTIMAS VIOLÊNCIA CEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar