Núcleo de Defesa da Saúde realiza mais de 36 mil atuações em 2020

As principais demandas que chegam ao Nudesa, neste período de pandemia, são por leitos hospitalares de enfermaria e de UTIs na Capital

O Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), da Defensoria Pública do Ceará, realizou 36 mil atuações em Fortaleza no ano de 2020. O Núcleo oferece orientação jurídica para os casos de saúde pública.

De acordo com nota publicada pela Defensora Pública Estadual, o Nudesa registrou 36.872 atuações no ano passado, sendo 7.486 procedimentos, 20% do total, somente no setor de atendimento inicial, responsável por solucionar demandas de maneira administrativa - quando não há a necessidade de levar o caso à Justiça.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Neste período de Covid-19, as demandas diárias são por leitos de enfermaria e de UTIs na Capital. “Quanto às outras demandas, nós repassamos as ações devidas, que são geralmente solicitações de medicamentos, fraldas, cadeiras de rodas, agendamento de cirurgias, próteses etc.”, afirma a defensora pública Karine Matos, do Nudesa.

LEIA TAMBÉM | Idosos representam 81% das demandas do Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria 

Segundo a defensora pública, as pessoas entram em contato com o Núcleo, relatam o que querem e em seguida são orientadas a apresentar a documentação necessária para o suporte desejado. Vale ressaltar que a Defensoria atua em casos de pessoas que não dispõem de recursos para pagar advogados.

Durante o início do isolamento social, por causa do coronavírus, foram criados canais de comunicação para atender a população de maneira remota. Os atendimentos podem ser pelo Whatsapp (85 9.8895.5436) ou e-mail (demanduasndesa@gmail.com).

Atendimento em outras regiões do Estado

O Núcleo atende apenas demandas de Fortaleza e regiões em que não há defensoria pública atuante. Para o atendimento em outras regiões, com defensoria própria, os casos são recebidos no atendimento geral das sedes das defensorias.

Serviço

Núcleo de Defesa da Saúde
Telefone: (85) 9.8895.5436
E-mail: demanduasndesa@gmail.com

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Nudesa Judicialização da Saúde Defensoria Pública do Ceará Atendimento Judicial em Saúde

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar