PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Núcleo de Defesa da Saúde realiza mais de 36 mil atuações em 2020

As principais demandas que chegam ao Nudesa, neste período de pandemia, são por leitos hospitalares de enfermaria e de UTIs na Capital

17:41 | 17/02/2021
Número de leitos no Estado foi ampliado durante a pandemia. (Foto: Reprodução/Twitter)
Número de leitos no Estado foi ampliado durante a pandemia. (Foto: Reprodução/Twitter)

O Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), da Defensoria Pública do Ceará, realizou 36 mil atuações em Fortaleza no ano de 2020. O Núcleo oferece orientação jurídica para os casos de saúde pública.

De acordo com nota publicada pela Defensora Pública Estadual, o Nudesa registrou 36.872 atuações no ano passado, sendo 7.486 procedimentos, 20% do total, somente no setor de atendimento inicial, responsável por solucionar demandas de maneira administrativa - quando não há a necessidade de levar o caso à Justiça.

Neste período de Covid-19, as demandas diárias são por leitos de enfermaria e de UTIs na Capital. “Quanto às outras demandas, nós repassamos as ações devidas, que são geralmente solicitações de medicamentos, fraldas, cadeiras de rodas, agendamento de cirurgias, próteses etc.”, afirma a defensora pública Karine Matos, do Nudesa.

LEIA TAMBÉM | Idosos representam 81% das demandas do Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria 

Segundo a defensora pública, as pessoas entram em contato com o Núcleo, relatam o que querem e em seguida são orientadas a apresentar a documentação necessária para o suporte desejado. Vale ressaltar que a Defensoria atua em casos de pessoas que não dispõem de recursos para pagar advogados.

Durante o início do isolamento social, por causa do coronavírus, foram criados canais de comunicação para atender a população de maneira remota. Os atendimentos podem ser pelo Whatsapp (85 9.8895.5436) ou e-mail ([email protected]).

Atendimento em outras regiões do Estado

O Núcleo atende apenas demandas de Fortaleza e regiões em que não há defensoria pública atuante. Para o atendimento em outras regiões, com defensoria própria, os casos são recebidos no atendimento geral das sedes das defensorias.

Serviço

Núcleo de Defesa da Saúde
Telefone: (85) 9.8895.5436
E-mail: [email protected]