Últimos dois dias concentraram maiores chuvas do ano no Ceará, mas tendência é diminuir

A quadra chuvosa no Ceará parece que começou a engrenar e Ceará teve ontem e hoje os dois dias com melhores chuvas do ano. Nas 24 horas até a manhã desta quarta choveu em 147 municípios

Atualizada às 17h20min

O Ceará registrou chuvas em 147 municípios entre as 7 horas da terça-feira, 16, e as 7 horas de hoje, 17, segundo balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O período é de quadra chuvosa, favorável para precipitações no Estado. É o segundo dia com melhores chuvas neste ano. A média estadual foi de 16,5 milímetros. O melhor dia foi nessa terça-feira, 16, quando choveu em 144 municípios, com média de 30,9 milímetros no Estado. O cenário melhora após uma primeira quinzena de fevereiro quase sem chuvas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As três maiores precipitações entre ontem e hoje foram nos municípios de Deputado Irapuan Pinheiro (103 mi), na região do Sertão Central e Inhamuns; Massapê (98.2 mm), na região de Litoral Norte; e na cidade de Tururu (92mm), na região do Litoral de Pecém. Os dados são atualizados até 16h07min desta quarta.

Confira os dez maiores acumulados em 24 horas:

1. Deputado Irapuan Pinheiro (Sertão Central e Inhamuns): 103 mm

2. Massapê (posto Tangente, região Litoral Norte): 98.2 mm

3. Tururu (posto Tururu, região Litoral do Pecém): 92 mm

4. Canindé (Sertão Central e Inhamuns): 86.2 mm

5. Crateús (posto Irapuá, região Sertão Central e Inhamuns): 82.4 mm

6. Morada Nova (posto Lagoa da Serra, região Jaguaribana): 82 mm

7. Trairi (posto Trairi, região Litoral de Pecém): 81 mm

8. Ibiapina (posto Santo Antônio da Pindoba, região Ibiapaba): 80.1 mm

9. Santa Quitéria (posto Raimundo Martins, região Sertão Central e Inhamuns): 76.6 mm

10. Hidrolândia (posto Hidrolândia, região Ibiapaba): 75 mm

Chuvas devem diminuir

O cenário no primeiro mês da quadra chuvosa tem melhora considerável. No dia 17, as chuvas estão 33,2% abaixo da média para o mês todo. Até segunda-feira, as chuvas estavam 71% abaixo do esperado para o mês. A evolução ocorreu com as chuvas dos dois últimos dias. 

Porém, de acordo com a Funceme, a tendência é de redução das chuvas a partir desta quinta-feira, 18, por causa do afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do norte do Ceará em direção ao Maranhão.

O noroeste do Estado seguirá com perspectiva favorável a chuvas isoladas. A tendência entre a madrugada e a manhã de quinta é de precipitações pontuais ao longo do litoral. No resto do Estado, são esperadas chuvas ao longo do dia.

Para a sexta-feira, a previsão é de céu com nuvens e chuvas mais reduzidas. É apontada possibilidade de chuva apenas no litoral e na Ibiapaba.

 

Para o período de fevereiro a abril, o mais importante da quadra chuvosa no Ceará, o prognóstico da Funceme é de maior probabilidade de chuvas abaixo da média histórica.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas chuvas 2021 2021 chuvas numero de chuvas 2021 segunda quinzena de fevereiro funceme chuvas funceme balanço funceme funceme chuvas ceará previsão do tempo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar