Sem ponto facultativo, veja o que funciona no Carnaval no Ceará

Por conta do decreto estadual, o feriado será considerado dia útil, isso porque o ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro, 2ª e 3ª feira de Carnaval, foi cancelado

A partir desta sexta-feira, 12, até a próxima terça-feira, 16, o calendário marca estes dias como o período do Carnaval 2021, mas na prática serão datas com funcionamento normal de estabelecimentos. Por conta do decreto estadual, o feriado será considerado dia útil, isso porque o ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro, 2ª e 3ª feira carnavalescas, foi cancelado.

LEIA MAIS: Camilo proíbe festa de Carnaval e cancela ponto facultativo

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Escolas particulares do Ceará também funcionarão nos dias 15, 16 e 17 da próxima semana, da segunda-feira momina à quarta-feira de Cinzas. O feriado será adiado para o segundo semestre, em data que ainda deve ser decidida em conjunto com o Sindicato dos Professores, o Sindicato dos Auxiliares da Administração Escolar e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe).

Supermercados

O funcionamento dos supermercados de Fortaleza é normal. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, os supermercados fecham somente nos dias 1º de janeiro e 25 de dezembro. Os demais feriados têm funcionamento normal.

De acordo com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu) o horário padrão de funcionamento é das 7h às 22h, mas pode acontecer do supermercado oferecer um horário diferenciado, a critério de cada empresa. Quando isso acontece, os estabelecimentos informam em suas redes sociais.

Comércio e lojas de rua

O comércio de Fortaleza vai funcionar normalmente durante o período que seria o Carnaval. O termo aditivo de convenção coletiva 2021-2022 foi assinado na segunda-feira, 8, pelo Sindicato dos Comerciários e o Sindilojas. O acordo prevê que os funcionários recebam folgas até o fim do ano, ou, caso a empresa prefira, ao invés de folgas, poderá efetuar o pagamento dos dois dias trabalhados no Carnaval.

LEIA MAIS | Comércio chega a acordo com sindicato e abrirá normalmente no Carnaval

Postos de Saúde 

Segundo a Secretária Municipal da Saúde (SMS), os postos de saúde da Capital seguirão o indicativo do decreto e funcionarão em seus horários normais, no período de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. O atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos hospitais de urgência e emergência  funcionam de forma ininterrupta para atender às demandas da população. 

Órgãos federais 

Diferente de outros setores, órgãos e repartições públicas federais até o momento têm mantidos os três dias de ponto facultativo no período de Carnaval, de 15 a 17 de fevereiro, este último dia (quarta-feira) até as 14 horas. Segundo o Ministério da Economia, será seguido o calendário oficial para o Governo Federal divulgado no início do ano, que segue a Portaria nº 430, de 30 de dezembro de 2020.

A portaria define os feriados nacionais e pontos facultativos no ano de 2021 a serem observados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo.

Metrofor

Considerando as determinações do Governo do Ceará, o Metrofor comunica que todas as linhas em Fortaleza e Região Metropolitana e no Interior do Estado funcionarão, normalmente, no período carnavalesco, respeitando os mesmos dias e horários praticados na operação regular do sistema. Para consultar sobre a operação de cada linha, acesse www.metrofor.ce.gov.br.

Enel

A Enel Distribuição Ceará manterá o seu funcionamento normalmente nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros estarão trabalhando normalmente no período. Além disso, o atendimento nas lojas também estará disponível, assim como pela Central de Relacionamento (0800.285.0196), 24h por dia, pelo WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608 ou até mesmo pelas redes sociais, site ou aplicativo da Enel Ceará.

Nas cidades de Fortaleza, Barbalha, Canindé, Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral e Tianguá, o atendimento em loja é por meio de agendamento, cumprindo todas as exigências dos Decretos Federais, Estadual e Municipal. A escolha de data e horário deve ser feita por meio do site www.enel.com.br ou nas próprias lojas.

 

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS); pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196).

Os clientes podem ainda falar com a Enel através do WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. A atendente virtual Elena irá atender ingressando serviços como Falta de Energia, Consulta de débitos, Envio de 2ª via da conta e respondendo às perguntas mais frequentes.

Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa)

A Ceasa-CE funcionará normalmente no Carnaval, fechando somente no domingo, como já acontece normalmente. O horário de funcionamento para o público é das 3 às 14 horas.

Sest Senat Fortaleza

O horário de funcionamento no Carnaval será o mesmo dos outros dias: das 7h45 às 22h . Mediante agendamento prévio. O centro fica na rua Dona Leopoldina, 1050 -Centro. Tel: 85 3304-4111

Shoppings 

Rede Ancar Ivanhoe (North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei e Via Sul Shopping)

A rede informa que vai seguir todas as determinações do Governo do Ceará e que terão o funcionamento de suas atividades normal.

>>Lojas

De segunda a sábado, das 9 às 20 horas

Aos domingos e feriados, com exceção dos serviços essenciais, 11 às 20 horas. 

>>Praças de alimentação

De segunda a sexta, das 9 às 20 horas.

No sábado, das 9h às 15h, e das 11h às 15h no domingo.

Os empreendimentos esclarecem ainda que seguem funcionando com capacidade reduzida a 50% e que adotam um rígido protocolo de higienização, obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento social, aferição de temperatura nos acessos, além de higienização e desinfecção regular durante todo o horário de funcionamento. 

Shopping Parangaba

Entre as medidas tomadas mais recentemente, o shopping ressalta que estão sendo adotados novos horários de funcionamento para lojas, quiosques e praça de alimentação até o dia 17 de fevereiro, bem como a manutenção das atividades durante o período de Carnaval. 

>>Lojas, quiosques, academia e entretenimento

De segunda a sábado, das 9h às 20h.

Aos domingos, o funcionamento será de 12h às 20h.

>> Praça de alimentação 

De segunda a sexta, das 9h às 20h. 

Aos sábados, das 9h às 15h, e aos domingos, das 11h às 15h.

*Para o delivery, o funcionamento será das 9h às 22h, de segunda a sábado, e das 11h às 22h, aos domingos.

Shopping Benfica

O Shopping Benfica explica que seguirá o decreto estadual e, conforme o estabelecido, o funcionamento será:

>>Lojas

De segunda a sábado, das 9h às 20h.

Domingo e feriado, das 12h às 20h.

>>Praça de alimentação

De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.

Sábado, das 9h às 15h, e domingo, das 11h30min às 15h.

Atendimento via delivery pelo site: delivery.shoppingbenfica.com.br

>>Cinemas Benfica

De segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

Sábado e domingo, das 12h às 18h.

Centro Fashion Fortaleza

Terá funcionamento normal durante o Carnaval. Entretanto, nas segundas e terças-feiras, durante todo o ano, o equipamento normalmente já não funciona.

Confira as datas e horários de funcionamento:

13/02 (sábado): das 8h às 20h;
14/02 (domingo): das 8h às 14h;
15/02 (segunda-feira) e 16/02 (terça-feira): fechado (assim como no restante dos meses);
17/02 (quarta-feira de cinzas): das 8h às 20h;

Todas as lojas e boxes operam normalmente nos horários mencionados. Aos sábados, a praça de alimentação só funciona até 15h.

Grand Shopping

Abrirá normalmente durante o período de Carnaval. Com o cancelamento do ponto facultativo, o empreendimento funcionará em cumprimento com o último decreto divulgado pelo Governo do Estado.

>>Lojas, quiosques e praça de alimentação

Domingo, 14, das 13h às 20h. Já a Praça de Alimentação estará aberta das 11h às 15h. Após as 15 horas, o atendimento é apenas para delivery.

De segunda-feira, 15, a quarta-feira, 17, das 10h às 20h, com o funcionamento de lojas, quiosques e Praça de alimentação durante o período.

>> Cinema

Os cinemas funcionarão de acordo com a programação, que pode ser encontrada no site www.centerplex.com.br.

O uso de máscaras é obrigatório em todos os espaços do Grand Shopping, que reforça todos os protocolos de segurança para clientes, colaboradores e lojistas. O empreendimento disponibiliza totens de álcool em gel em diversos locais, aferição de temperatura nas entradas e sinalizações especiais com informações de prevenção.

Del Paseo

>>Lojas e quiosques

Segunda a Sábado, das 9h às 20h

Domingo, das 12h às 20h

>>Praça de alimentação

Segunda a Sexta, das 9h às 20h

Sábado, das 9 às 15h

Domingo, das 11h às 15h

>>Extrafarma

Segunda a Sábado, das 7h às 21h

Domingo, das 7h às 20h

>>Mercadinho São Luiz

Todos os dias, das 7h às 22h.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

o que abre e o que fecha ponto facultativo carnaval carnaval 2021 brasil ceará horário de funcionamento

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar