Participamos do

Tendência de chuvas nas manhãs e madrugadas em Fortaleza e RMF

Confira a previsão completa para os próximos dias
09:01 | Dez. 27, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O domingo, 27, deve seguir com possibilidade de chuva na faixa litorânea do Ceará, Ibiapaba e Maciço de Baturité. Em Fortaleza, o dia também segue instável, com períodos curtos de abertura intercalados com períodos de nebulosidade e chuvas a qualquer hora do dia. Chuvas na madrugada e manhãs podem ocorrer em Fortaleza e Região Metropolitana nos próximos dias.  Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Funceme). 

Ainda de acordo com a Funceme, a segunda-feira, 28, será de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Maciço de Baturité. A previsão se repete também para a terça, 29. A Funceme informa que ventos mais fortes, com rajadas, também poderão ser registrados.

A temperatura mínima na Capital é de 26° e a máxima é de 31° neste domingo. Em termos de Umidade Relativa do Ar (UR), a tendência para os próximos dias é de UR em torno de 30% a 60%, principalmente no centro-sul e no período da tarde. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pré-estação no Ceará

 

Os meses de dezembro e janeiro marcam a Pré-Estação no Ceará. Como o próprio nome diz, antecede o principal período de chuvas no Estado, que vai de fevereiro a maio. Considerando seu histórico, ele tem suas características climáticas específicas.

De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a média para o bimestre é de 130,3 milímetros, sendo 31,6 mm correspondentes às chuvas em dezembro e 98,7 mm, em janeiro. 

Entre o fim e o começo no ano, as precipitações costumam ser decorrentes da influência de frentes frias que alcançam o Estado da Bahia e provocam formação de áreas de instabilidade e nuvens de chuva, principalmente no Sul do Ceará, por isso, as chuvas no Cariri costumam iniciar no mês de dezembro.

Conforme a Funceme, a tendência é de que o volume acumulado de chuvas em dezembro de 2020 fique próximo à normal climatológica, isto é, próximo a 31,6 mm.

TAGS: DOMINGO, PREVISÃO DO TEMPO, CEARÁ, CHUVA NO LITORAL, IBIAPABA, MACIÇO DE BATURITÉ

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar