Participamos do

Hospital privado no Ceará utiliza capacete Elmo no tratamento de pacientes com Covid-19

Hospital Unimed Fortaleza é o primeiro da rede privada a usar o dispositivo. Ao todo, 20 capacetes foram recebidos por meio de parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec)
11:25 | Dez. 23, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pelo menos 14 pacientes internados com Covid-19 no Hospital Unimed Fortaleza já foram beneficiados pelo uso do capacete Elmo. O hospital é o primeiro da rede privada do Ceará a utilizar o dispositivo de respiração artificial não invasivo, que funciona para tratamento de pacientes com insuficiência respiratória, como os diagnosticados com a doença causada pelo coronavírus. 

No total, 20 capacetes foram disponibilizados por meio de parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). A equipe médica passou por um treinamento para manusear os "Elmos". Os equipamentos começaram a ser utilizados no dia 21 de novembro e os pacientes usuários obtiveram melhora no quadro respiratório e, consequentemente, na recuperação da doença.

Clique na imagem para abrir a galeria

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme Débora Arnaud, coordenadora do serviço de Fisioterapia do Hospital Unimed Fortaleza, o Elmo permite prevenir o procedimento de intubação e todos os seus efeitos para o paciente.

“O capacete Elmo com certeza trará benefícios, pois vem como um aliado na luta contra essa doença ainda tão desafiadora que é a Covid-19. Consideramos um ganho importante para a Unimed Fortaleza e todos os nossos pacientes que se encontram com o quadro de insuficiência respiratória e buscam nossa assistência”, disse por meio de nota.

LEIA TAMBÉM | Ceará recebe 250 capacetes de respiração assistida para tratamento de Covid-19

+Capacete criado no Ceará para o tratamento da Covid-19 é aprovado pela Anvisa

Vantagens do Elmo

 

O equipamento oferece uma pressão positiva contínua nas vias aéreas ao mesmo tempo em que oferta uma quantidade de oxigênio em níveis elevados. Dessa forma, além de melhorar o quadro respiratório do paciente, o Elmo pode ser utilizado fora de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e ser desinfectado e reutilizado.

Outro diferencial do equipamento é que seu custo é bem inferior aos valores investidos em respiradores mecânicos e mais seguro também para os profissionais de saúde que o manuseiam, já que, como o capacete é vedado, não permite a propagação do vírus.

Além de ser utilizado no tratamento de pacientes com Covid-19, o Elmo serve para tratamento de outras doenças respiratórias como gripe H1N1, pneumonia, edema de pulmão por insuficiência cardíaca e outros quadros clínicos.

Para Marcelo Alcântara, idealizador do dispositivo e professor de Pneumologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Elmo é uma alternativa fundamental para o tratamento dos pacientes que se enquadrarem em diagnósticos de doenças respiratórias.

Ele acredita que o dispositivo deve ser a solução para a diminuição da necessidade de intubação, evitando internações em UTI, além de garantir a segurança dos profissionais da saúde.

“É de extrema importância que os hospitais passem a aderir essa inovação como o capacete Elmo, por todos os benefícios que o mecanismo oportuniza aos nossos pacientes e profissionais da saúde; um método não invasivo e que gera bastante conforto a quem dele precisa”, destacou.

Treinamento 

 

Segundo a Unimed, na última sexta-feira, 18, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, juntamente com a Engenharia Clínica do Hospital Unimed Fortaleza, participaram do treinamento de uso do capacete Elmo, ministrado pelo professor Marcelo Alcântara.

O treinamento aconteceu em um auditório da própria Unimed Fortaleza e de forma virtual - transmissão ao vivo aos demais profissionais que não puderam estar presentes – com a participação de um grupo de colaboradores, respeitando todos os protocolos de segurança, contando também com uma simulação de uso do mecanismo em um profissional médico voluntário.

Em 2020, com a chegada da pandemia, a Unimed Fortaleza recebeu da Fiec a doação de mil face shields para os profissionais de saúde que atuaram na comissão de frente do enfrentamento ao vírus. A proteção de plástico transparente para todo o rosto é indicada para evitar o contato com o vírus da Covid-19.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar