Participamos do

Ceará recebe 250 capacetes de respiração assistida para tratamento de Covid-19

O equipamento pode ser utilizado no lugar da intubação e foi elaborado por pesquisadores do Ceará. Os "Elmos" foram doados pela Fiec e pelo Senai ao Governo do Estado
16:06 | Dez. 18, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Governo do Ceará recebeu 250 capacetes de respiração assistida para auxílio no tratamento de pacientes infectados pela Covid-19. Os “Elmos”, como foram batizados, foram doados pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Ceará.

Do total, 200 equipamentos serão destinados a hospitais públicos e 50 para a Escola de Saúde Pública (ESP), que já está capacitando profissionais de saúde da rede pública para utilizar os capacetes de respiração assistida nos hospitais.

O dispositivo foi desenvolvido por pesquisadores no Ceará em abril de 2020 e passou por estudos clínicos no Hospital Leonardo Da Vinci. Os resultados do equipamento foram “muito bons”, como explica Marcelo Alcântara, superintendente da ESP. “O Elmo, vem ajudar a evitar a necessidade da intubação. Em abril, o grande dilema do país era a falta de UTIs e de respiradores. O Elmo foi desenhado para não precisar de respirador e nem de leito de UTI. Pode ser usado fora do leito de UTI, porque não precisa sequer de energia elétrica, apenas de uma fonte de gás”, explica o especialista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

| LEIA MAIS |

Capacete criado no Ceará para o tratamento da Covid-19 é aprovado pela Anvisa

Paciente de 70 anos recebe alta após tratamento com capacete de respiração assistida feito no CE

Encaixado na cabeça do paciente, o Elmo oferta oxigênio a uma pressão definida ao redor da face, sem a necessidade de intubação. Dessa forma, a pessoa consegue respirar com auxílio da pressurização e oferta de oxigênio, sem a necessidade do paciente ser intubado.

Quando o paciente não precisa mais do tratamento, o equipamento pode ser desinfectado e reutilizado. Um dos benefícios do Elmo, como apontam as autoridades, é o custo inferior em relação aos respiradores mecânicos e maior segurança para os profissionais de saúde, já que, por ser vedado, não permite a proliferação de partículas do coronavírus. Além disso, o equipamento pode ser utilizado no tratamento de outras enfermidades que comprometem o funcionamento dos pulmões, como pneumonia e H1N1.1.

Participaram da cerimônia de lançamento o governador do Ceará, Camilo Santana, o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, e o diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda. O secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, e o superintendente da ESP, Marcelo Alcântara, também marcaram presença no evento.

Conforme explica Camilo, o Elmo já está sendo utilizado e tem apresentado resposta positiva nos hospitais. “Este foi um ano desafiador por conta da pandemia. Mas todas as instituições se uniram. Setor produtivo, científico, academias e profissionais de saúde, a quem parabenizo sempre pelo trabalho na linha de frente”, disse. “Isso é fruto dessa parceria importante. Aqui apresentamos um case, resultado dessa parceria”, concluiu.

Elaboração do Elmo

A proposta de criar um capacete que auxiliasse na respiração dos pacientes com Covid-10 nasceu no início de abril de 2020. Ao todo, nove protótipos foram sugeridos e testados em voluntários no Laboratório Elmo, implantado na Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios, localizada no Senai Jacarecanga. Com a consolidação do equipamento, iniciou-se a aplicação em pacientes. O trabalho reuniu diversos profissionais, entre médico pneumologista e intensivista, fisioterapeutas, técnicos em usinagem e ferramentaria, design industrial e engenheiros nas áreas clínica, civil, mecânica e de produção.

O projeto foi abraçado pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa, ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar