Participamos do

Contribuição dos usuários do Issec terá reajuste com percentual zero em 2020, anuncia Camilo

Anteriormente, o aumento estava previsto para 13,57%
10:34 | Dez. 12, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governador Camilo Santana (PT) anunciou que a contribuição dos usuários do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec), plano de saúde dos servidores estaduais, terá reajuste com percentual zero em 2020, valendo para os primeiros meses de 2021. O anúncio foi feito por meio das redes sociais do governador nessa sexta-feira, 11.

Conforme Camilo, o aumento estava previsto anteriormente para 13,57% pelo Conselho de Gestão do Instituto, no entanto não haverá aplicação do reajuste. A decisão ocorreu após deliberação feita durante a semana em reunião presencial do Conselho de Gestão do Issec, realizada no último dia 3, na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), com a presença de representantes do Governo e dos servidores.

A decisão do não reajuste acontece em virtude do saldo positivo de provisão financeira permitida pelo controle da gestão econômico-financeira do Fundo de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Fassec), que possibilitou o não reajuste contributivo das mensalidades. Segundo o superintendente do Issec, Olavo Peixoto, as contribuições ao Fassec são extremamente vantajosas quando comparadas aos planos de saúde de mercado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No encontro, além de deliberar sobre o índice de reajuste anual, também foram definidas três reservas técnicas de recursos do Fundo de Assistência à Saúde do Servidor Público (Fassec), favorecendo o maior equilíbrio fiscal e longevidade ao novo modelo de gestão do Issec.

Leia Também | Festas e eventos de fim de ano serão proibidos no Ceará; horário do comércio será ampliado

Ainda durante a reunião foi apresentado Estudo Atuarial, com informações de investimentos e números de atendimentos. Conforme o levantamento, baseado em números de 2018/2019, 40% dos usuários do Novo Issec são da Secretaria da Educação, vindo logo em seguida a Polícia Militar. Outro dado indica que a maioria dos usuários está na faixa acima de 59 anos.

Neste ano, o Issec já realizou mais de 600 mil atendimentos, sendo 200 mil consultas e 70 mil procedimentos de saúde em internações hospitalares. A rede é credenciada na Capital e em 52 municípios do interior do Ceará. Atualmente, o Instituto possui 78 mil usuários, sendo 49 mil titulares e servidores.

Na reunião, o Governo esteve representado pelo secretário da Seplag, Ronaldo Borges, secretário adjunto da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Marconi Lemos, superintendente do Issec, Olavo Peixoto, e secretário do Planejamento e Coordenação da Secretaria da Saúde, João Francisco. A bancada dos servidores contou com as conselheiras Jeruza Feitosa e Patrícia Gomes e o conselheiro Heleno Maia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar