PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Governo do Ceará antecipa para dezembro pagamento do piso nacional dos professores estaduais

O pagamento equivale à diferença do piso salarial deste ano em relação a 2021. Ainda, governador afirmou que os professores concursados serão convocados a partir de janeiro de 2021

Catalina Leite
12:08 | 08/12/2020
Em live, Camilo também confirmou para o dia 15 de dezembro o pagamento da 2ª parcela do 13° salário dos servidores estaduais do Ceará.  (Foto: Reproução/Facebook)
Em live, Camilo também confirmou para o dia 15 de dezembro o pagamento da 2ª parcela do 13° salário dos servidores estaduais do Ceará. (Foto: Reproução/Facebook)

O governador Camilo Santana (PT) anunciou que antecipará o pagamento da diferença do piso salarial dos professores estaduais ainda em 2020. O diferencial seria depositado apenas em 2021, mas após articulação do Sindicato Apeoc, a decisão foi de antecipar para dezembro. Dessa forma, 26 mil professores ativos, temporários e pensionários da rede pública estadual receberão o diferencial e a segunda parcela do 13º salário no último mês do ano. Anúncio aconteceu em live transmitida nas redes sociais do governador, nesta terça-feira, 8.

"É algo em torno de R$ 2,5 bilhões injetados na economia do Ceará no final de ano. É importante para aquecer a economia e gerar oportunidade de trabalho para os cearenses", comentou Camilo. Ele também anunciou que os professores aprovados no último concurso do Estado serão convocados a partir de janeiro de 2021, acompanhando a volta às aulas. "Até o final do ano teremos o anúncio oficial da convocação", afirmou o governador.

De acordo com o presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo (PCdoB), as decisões são oriundas de reuniões. "É muito significativo estar ao lado do governador do Ceará, diferentemente de tudo que a gente vê no País, onde o diálogo está sendo negado", disse. Ainda, Anízio informou que as pendências de 2020 já estão sendo encaminhadas e concluídas pela articulação entre sindicato e governo. 

Ao lado também da vice-governadora do Ceará,  Izolda Cela (PDT), e da secretária estadual da Educação, Eliana Estrela, Camilo anunciou que distribuição dos chips de dados de internet móvel para 347 mil alunos do Estado, do ensino básico ao superior, começará nesta quarta-feira, 9 de dezembro.