Participamos do

Governo deve anunciar em breve data de pagamento da segunda parcela do 13º de servidores públicos

Na primeira parcela, o anúncio foi feito pelas redes sociais e teve pagamento antecipado
13:46 | Dez. 02, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os 157.904 servidores ativos, inativos e pensionistas podem ficar atentos nos próximos dias, isso porque o  Governo do Ceará deve anunciar em breve a data do pagamento da segunda parcela do 13º salário. Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz), a divulgação deve ser feita pelo governador Camilo Santana. Os trabalhadores da iniciativa privada tem até o dia 20 de dezembro para receber a segunda parcela do 13º salário.

A segunda parcela deve ser paga até dia 20 de dezembro. Já a primeira parcela do 13º salário de 2020 foi antecipada e creditada ainda em agosto, enquanto o prazo máximo era de 30 de novembro. Na ocasião, o governador salientou que o valor da antecipação somado ao montante de R$ 850 milhões da folha mensal de pagamento, já creditado no início do mês, representa um total de R$ 1,27 bi injetados na economia do Estado no mês de agosto.

LEIA MAIS | 13º e férias de quem teve salário reduzido devem ser integrais, diz Economia

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A decisão de antecipar a primeira parcela  foi tomada, segundo o Estado, pelo equilíbrio fiscal das contas, o que tem permitido a antecipação nos últimos anos. “Isso é uma forma de estimular a economia. Representa um esforço que o Estado está fazendo, mesmo diante da crise da pandemia, e que consideramos importante para reaquecer a economia do estado”, destacou Camilo Santana na época do anuncio.

LEIA MAIS | Gasto com 13º salário requer cautela devido ao momento de pandemia e indefinição da economia

Mesmo com a pandemia, trabalhadores que tiveram a jornada e o salário reduzidos durante o período terão direito a 13º salário e férias integrais, de acordo com nota técnica da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia. Já os funcionários que tiveram o contrato suspenso terão cálculo proporcional de 13º e férias, conforme o número de meses em que se trabalhou 15 dias ou mais.

LEIA MAIS |

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar