PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Vídeo mostra água da Transposição do Rio São Francisco chegando a Missão Velha

Água deve seguir para o rio Salgado e o rio Jaguaribe e em seguida alcançar o açude Castanhão

20:02 | 23/10/2020
Registro mostra águas do Rio São Francisco chegando no Riacho Seco, em Missão Velha. (Foto: Reprodução WhatsApp)
Registro mostra águas do Rio São Francisco chegando no Riacho Seco, em Missão Velha. (Foto: Reprodução WhatsApp)

As águas do rio São Francisco já chegaram no Km 53 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), no Riacho Seco, em Missão Velha. O fluxo de água é proveniente da barragem do Jati e deve seguir para os rios Salgado e Jaguaribe e em seguida fluir para o destino final, o açude Castanhão.

A comporta que liberou o fluxo de águas em Jati foi aberta em 21 de agosto deste ano. As águas do São Francisco haviam chegado em junho último ao Ceará e desde então estavam enchendo a barragem de Jati.

>> Confira o especial do O Povo sobre as águas do São Francisco

De Jati até o início dos leitos dos rios Salgado e Jaguaribe as águas devem percorrer cerca de 53 quilômetros, e até alcançarem o Castanhão, mais 256 km. A previsão da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) é que o açude Castanhão comece a receber as águas da Transposição do Rio São Francisco ainda no primeiro semestre de 2021. Atualmente, a pasta trabalha em teste nas barragens do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), com o objetivo de avaliar as estruturas e evitar acidentes como o de Jati.

LEIA MAIS | Recuperação de estação de bombeamento do Castanhão vai garantir chegada das águas do São Francisco à RMF 

Um vez chegada ao Castanhão, a transferência das águas para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) será efetuada pelo Eixão das Águas. A previsão da SRH também é de que as águas cheguem ao açude Pacoti, onde se integra ao sistema hídrico da RMF, no primeiro semestre de 2021.