Participamos do

Vídeo mostra água da Transposição do Rio São Francisco chegando a Missão Velha

Água deve seguir para o rio Salgado e o rio Jaguaribe e em seguida alcançar o açude Castanhão
20:02 | Out. 23, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As águas do rio São Francisco já chegaram no Km 53 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), no Riacho Seco, em Missão Velha. O fluxo de água é proveniente da barragem do Jati e deve seguir para os rios Salgado e Jaguaribe e em seguida fluir para o destino final, o açude Castanhão.

A comporta que liberou o fluxo de águas em Jati foi aberta em 21 de agosto deste ano. As águas do São Francisco haviam chegado em junho último ao Ceará e desde então estavam enchendo a barragem de Jati.

>> Confira o especial do O Povo sobre as águas do São Francisco

De Jati até o início dos leitos dos rios Salgado e Jaguaribe as águas devem percorrer cerca de 53 quilômetros, e até alcançarem o Castanhão, mais 256 km. A previsão da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) é que o açude Castanhão comece a receber as águas da Transposição do Rio São Francisco ainda no primeiro semestre de 2021. Atualmente, a pasta trabalha em teste nas barragens do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), com o objetivo de avaliar as estruturas e evitar acidentes como o de Jati.

LEIA MAIS | Recuperação de estação de bombeamento do Castanhão vai garantir chegada das águas do São Francisco à RMF 

Um vez chegada ao Castanhão, a transferência das águas para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) será efetuada pelo Eixão das Águas. A previsão da SRH também é de que as águas cheguem ao açude Pacoti, onde se integra ao sistema hídrico da RMF, no primeiro semestre de 2021.


Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar