Participamos do

Recuperação de estação de bombeamento do Castanhão vai garantir chegada das águas do São Francisco à RMF

Segundo a SRH, a estação espera agora que as águas do "Velho Chico" percorram mais quilômetros e possa chegar à estação
19:18 | Out. 13, 2020
Autor Júlia Duarte
Foto do autor
Júlia Duarte Estagiária
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As ações de recuperação da Estação de Bombeamento do Castanhão (EB Castanhão) entraram na última fase e esperam agora a chegadas das águas do São Francisco. A estação fica ao lado do Castanhão, maior reservatório do Estado do Ceará. A estrutura foi construída em 2003 e funciona como a principal estrutura de integração de água administrada pela Cogerh. Uma das principais ações de manutenção foram as substituições das volutas, que foram prejudicadas por conta da qualidade da água e do processo de cavitação durante o processo que se precisou operar abaixo do nível desejado.

>> Confira o especial do O Povo sobre as águas do São Francisco

Na última sexta-feira, 9, uma comitiva de gestores hídricos do Ceará, coordenada pelo secretário Francisco Teixeira e pelo presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) João Lúcio Farias, visitou as instalações da EB Castanhão. Segundo o secretário Francisco Teixeira da pasta, a Estação passou por mudanças, principalmente, entre de 2012 a 2018, devido às grandes secas.

“Foram recuperadas todas as estruturas de bomba e toda a parte física da obra, deixando pronta para atender as demandas caso tenhamos outras secas que precisem de transferência de água do açude Castanhão”, comentou em nota. O processo de modernização pela recuperação das cinco bombas do local, além de novos rotores.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Águas do São Francisco são liberadas para abastecer o Ceará; veja imagens

A Estação de Bombeamento do Castanhão será responsável por bombear as águas da Transposição do Rio São Francisco, depois de chegarem ao Açude Castanhão, levando-as através do Eixão das Águas para Fortaleza e Região Metropolitana. As águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco foram liberadas para abastecer o Estado, por meio Cinturão das Águas (CAC), em agosto deste ano quando a comporta do Eixo Norte foi aberta em Jati.

De Jati, a água vai percorrer por 53Km no Eixo emergencial do Cinturão das Águas (CAC). As águas seguem até Missão Velha, onde desembocarão no Riacho Seco e, então para o rio Salgado, desaguando no rio Jaguaribe. São aproximadamente 350 km entre o reservatório Jati e o açude Castanhão. É do açude Castanhão que as águas chegam na RMF, por um percurso de 200 km.

Segundo a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), a estação pode garantir segurança hídrica para 4,5 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Fortaleza. A barragem de Jati, está recebendo água e até, a segunda-feira, 12, estava com 94,8% da capacidade, conforme registro da pasta.

LEIA TAMBÉM | 

>> Obras de recuperação da barragem Jati devem ser concluídas neste domingo

>> Não há provas de que rompimento em barragem de Jati tenha sido causado por sabotagem

A Cogerh classifica a Estação de Bombeamento do Castanhão como referência de padrão no Estado do Ceará devido à sua importância no segmento hídrico, por ser um eixo de ligação entre o sistema Jaguaribe e o Metropolitano. As águas bombeadas pela Estação de Tratamento serão responsáveis pela garantia hídrica de 40% da população do Estado.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar