PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

"Dia D" da vacinação contra sarampo e poliomielite irá ocorrer em todos os postos de saúde de Fortaleza no sábado, 17

A campanha contra poliomielite seguirá até dia 30 de outubro, podendo ser vacinadas crianças de 0 até 5 anos

Alan Magno
00:01 | 16/10/2020
Além da vacina para poliomielite para crianças de até 5 anos, adultos entre 20 e 49 anos poderão se vacinas contra sarampo em Fortaleza, neste sábado, 17 (Foto: Diego Camelo/ O POVO em 14/08/2015)
Além da vacina para poliomielite para crianças de até 5 anos, adultos entre 20 e 49 anos poderão se vacinas contra sarampo em Fortaleza, neste sábado, 17 (Foto: Diego Camelo/ O POVO em 14/08/2015)

Neste sábado, 17, ocorre em todo Estado o “Dia D” das campanhas de vacinação anuais contra poliomielite (paralisia infantil) e sarampo. O mutirão busca assegurar a imunização contra as duas doenças e colocará a disposição do público os 116 postos de saúde da Capital. Além disso, tanto no Interior como em Fortaleza, durante a campanha, que finaliza no dia 30 de outubro, também serão oferecidas todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. Os postos de saúde funcionarão das 8h às 16h30min.

Com relação a vacinação contra o Sarampo, os postos de saúde estarão atendendo prioritariamente adultos de 20 até 49 anos que ainda não tenham sido vacinados, ou que tenham recebi só uma das duas doses necessárias. Em Fortaleza, a campanha de vacinação contra Sarampo seguirá até o último dia do mês.

Aqueles que estiverem com pendências vacinais poderão apresentar a carteira de vacinação e assim receber as atualizações necessárias ou orientações de como proceder para receber as doses omissas em outro momento.

“Os pais devem levar seus filhos para se proteger da paralisia, mas também para garantir a complementação do seu esquema vacinal. Os adolescentes também poderão ser vacinados contra doenças como meningite e HPV. Os adultos também podem se vacinar contra o sarampo”, explicou Carmem Osterno, coordenadora de Imunização da Sesa, ao comentar sobre as vacinas que serão disponibilizadas no “Dia D”.

O Ceará busca atingir a meta de vacinação contra paralisia infantil estipulada pelo Ministério da Saúde. A pasta estipulou que 510 mil crianças de até cinco anos sejam vacinadas em todo o Estado até o término da campanha de 2020.

A vacinação teve início no dia 5 de outubro e já alcançou 25.941 crianças até a quarta-feira, 14. Desse total, 11.450 estavam na Capital, onde a meta de vacinação é 135 mil crianças. Contra sarampo, 49.137 cearenses já foram vacinados. Foram cerca de 11 mil crianças de até 5 anos, 13 mil jovens entre 20 e 29 anos e aproximadamente 18 mil adultos até 49 anos.

SERVIÇOS

Dia D da vacinação contra poliomielite e sarampo no Estado:

Interior: Postos de saúde municipais escolhidos por cada prefeitura
Quando: Sábado, 17 de outubro das 8h às 12h

Unidade Estadual: Centro de Saúde Meireles (Avenida Antônio Justa, 3113 – Meireles, Fortaleza/Ceará)
Quando: Sábado, 17 de outubro.
Horário: de 8h às 12h.

Em Fortaleza:

Todos os 116 postos de saúde da capital irão funcionar das 8h às 16h30min para intensificar o mutirão de vacinação contra poliomielite. Adultos de 20 até 49 anos poderão se vacinar contra Sarampo ou atualizar vacinas pendentes.

Veja lista com endereço dos pontos de vacinação.