PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Construção da barragem Melancia é iniciada em São Luis do Curu, pelo Governo do Ceará

A intervenção foi orçada em R$ 15.451.133,18 e se encontra com 8% de execução

Ismia Kariny
14:10 | 16/10/2020
A obra é executada pela Sohidra com supervisão da Secretaria dos Recursos Hídricos (Foto: Divulgação/Governo do Ceará)
A obra é executada pela Sohidra com supervisão da Secretaria dos Recursos Hídricos (Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

 

As obras de construção da barragem Melancia foram iniciadas pelo Governo do Ceará, no município de São Luís do Curu, na região do Vale do Curu. A intervenção foi orçada em R$ 15.451.133,18 e se encontra com 8% de execução. De acordo com a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), ela vai garantir o abastecimento hídrico da sede municipal e de localidades próximas.

A intervenção em São Luis do Curu está sendo executada pela Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra). As primeiras camadas de solo já foram preenchidas na fundação da barragem, segundo relata o diretor de águas superficiais da Sohidra, Antônio Lucena. “Já caracterizamos todo o material que será utilizado na construção da barragem Melancia , assim como todo o material para a confecção do aterro, que se encontra dentro da própria bacia hidráulica da barragem”, detalha em nota.

Leia também | Atividade econômica no Ceará cresce acima da média do Brasil

O diretor acrescenta que 90% da fundação já foi escavada e a conclusão da obra está prevista para o final de 2021. Conforme o planejamento, a barragem Melancia terá capacidade de acumulação de 27,36 milhões de metros cúbicos (m³), vazão suficiente para preencher o vazio hídrico existente, contribuindo com o desenvolvimento hídrico da região.

50 anos de espera

 

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu, Daniel Gomes, afirma que o açude é uma conquista para a comunidade local, que defendia a construção do reservatório há cerca de 50 anos. Para Daniel, é um “símbolo da persistência” de pessoas que lutaram para ver o Açude Melancia construído, oportunizando acesso à água e o desenvolvimento econômico da região do Vale do Curu.