Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Ceará tem nove das dez melhores escolas de anos iniciais do ensino fundamental do Brasil

Todas as instituições integram a rede municipal de ensino. A Escola de Ensino Fundamental (EEF) Maria do Carmo Cardoso, no município de Independência, alcançando a maior pontuação do País (9,8)
23:33 | Set. 15, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Destaque nacional da educação segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a evolução dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) no Ceará fez o estado liderar o ranking de melhores escolas dessa modalidade no Brasil, sendo todas da rede municipal. Das dez com nota mais alta em todo o País, nove são cearenses, com a Escola de Ensino Fundamental (EEF) Maria do Carmo Cardoso, no município de Independência, alcançando a maior pontuação (9,8).

LEIA MAIS| "Muito orgulho": Camilo Santana comemora destaque do Ceará na educação pública brasileira

Em segundo lugar, todas com a nota 9,7, estão a EEF José Augusto Ferreira, em Quixeramobim e a EEF José Carlos da Silva, em Barroquinha. A única instituição entre as dez mais bem sucedidas que não é do Ceará é a Escola Municipal de Educação Básica Manoel Cotias de Jesus, localizada no município de Jequiá da Praia, no estado do Alagoas, também com Ideb em 9,7.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na lista das dez melhores estão ainda os municípios cearenses de Cruz (duas escolas), Novo Oriente e Pires Ferreira. Quixeramobim é a cidade que lidera o número em escolas no intervalo analisado, com três instituições entre as dez mais bem avaliadas. Notas variam entre 9.8 e 9.5 e dizem respeito ao desempenho da educação cearense no ano passado.

Veja a lista das 10 melhores escolas do Brasil

EEF Maria do Carmo Cardoso - Independência (CE) nota 9,8
EEF José Carlos da Silva - Barroquinha (CE) nota 9,7
EEF José Augusto Ferreira - Quixeramobim (CE) nota 9,7
Escola Municipal de Educação Básica Manoel Cotias de Jesus - Jequiá da Praia (AL) nota 9,6
EEF João Evangelista da Cruz - Cruz (CE) nota 9,6
EEF João Ladislau de Paulo Magalhães - Cruz (CE) nota 9,5
EEF Francisco Rufino - Novo Oriente (CE) nota 9,5
EEF Duque de Caxias - Pires Ferreira (CE) nota 9,5
EEF Manoel Farias de Almeida - Quixeramobim (CE) nota 9,5
EEF Heloisa Maria Maia Pinto Dinelly - Quixeramobim (CE) nota 9,5

Os alunos do 1º ao 5º ano do fundamental no Ceará consolidaram um Ideb geral de 6,4 em 2019, superando em 1,3 a meta estabelecida para o ano e se tornando o estado que mais evoluiu no País nessa modalidade. Na rede pública, o estado obteve nota 6,3, ultrapassando em 1,5 ponto a projeção. Os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da rede pública registraram também o melhor resultado do Brasil e consolidaram índice foi 5,2.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar