Participamos do

Campanha Setembro Verde promove curso on-line e sensibilização sobre doação de órgãos no Hospital Universitário

Quase mil pessoas esperam por um transplante de órgão ou tecido no Ceará, os procedimentos caíram mais da metade no Estado em 2020
10:37 | Set. 15, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Enquanto quase mil pessoas esperam por um transplante de órgão ou tecido no Ceará, os procedimentos caíram mais da metade no Estado devido à pandemia da Covid-19. Para alertar sobre a necessidade das doações, a campanha Setembro Verde no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) está promovendo curso on-line e sensibilização da comunidade hospitalar.

Na programação, está a primeira edição do curso on-line “Transplante de Órgãos e Tecidos: Desafios e Vivências no Contexto Atual”. O curso teve inicio nessa segunda-feira, 14, e segue até o dia 25 de setembro.

A formação é promovida pelo HUWC - que integra o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC)/Ebserh e é referência em transplantes de fígado, rim, medula óssea, pâncreas e córnea - em parceria com a Liga Acadêmica de Enfermagem no Transplante (Laet), da UFC.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Acadêmicos, profissionais e demais interessados na área de transplantes são convidados a participar. Com palestras interdisciplinares e atuais sobre o transplante no contexto da pandemia de Covid-19, o evento será transmitido via YouTube, a partir das 20 horas.

Além do curso, também estão previstos, no hall da Ouvidoria do HUWC, momentos de sensibilização da comunidade hospitalar para a doação de órgãos.

Segundo Huygens Garcia, chefe do Serviço de Transplante Hepático do HUWC e presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), após o período mais crítico da pandemia, de abril a maio de 2020, o número de transplantes realizados no Ceará voltou a crescer.

De janeiro a junho de 2020, foram realizados 43 transplantes de órgãos no HUWC, entre rim, fígado e córnea. Ainda no hospital foram feitos 38 transplantes de medula óssea neste ano.

Fernando Barroso, chefe do Serviço de Transplante de Medula Óssea do HUWC, chama a atenção também para a doação de tecidos. Conforme ele, no transplante de medula óssea, um aspecto importante é a complexidade do tipo de transplante, como a modalidade haploidêntico (transplante entre pessoas parcialmente compatíveis) - em que o Ceará é o único do Nordeste a realizar.

Atividades internas

 

Também para o Setembro Verde, serviços de transplante do HUWC decoraram as unidades com fotos de profissionais de saúde que estão na luta contra a Covid-19 e de pacientes transplantados que estão passando pela pandemia.

Foi organizado ainda um café para os pacientes agendados para consulta, seguindo as recomendações das autoridades de saúde de evitar aglomerações.

Por fim, foi montado, com apoio da Unidade de Comunicação Social do HUWC, o selfie-point “Colorindo Vidas com sua Doação”, ao lado do Serviço de Transplante Hepático, para que as pessoas façam fotos, reforçando que a doação de órgãos e tecidos salva vidas.

Serviço

 

Curso on-line “Transplante de Órgãos e Tecidos: Desafios e Vivências no Contexto Atual”
Quando: 14 a 25 de setembro
Inscrições: acesse aqui bit.ly/curso-transplante]bit.ly/curso-transplante
Mais informações: @complexohospitalardaufc  e @laetufc.

Carga horária de 20 horas e gratuito



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar