Participamos do

Marinha emite alerta para ventos de até 60 km/h no litoral do Ceará

Ventania é causada por uma grande variação na pressão atmosférica de sistema de ar alísios próximo ao litoral do Nordeste brasileiro
23:53 | Set. 02, 2020
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Marinha do Brasil alerta para possibilidade de ventos de até 60 km/h no litoral cearense até a noite desta quinta-feira, 3 de setembro. Segundo o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), a ventania é causada por uma grande variação na pressão atmosférica de sistema de ar alísios próximo ao litoral do Nordeste brasileiro. As correntes de ar circulam do Sudeste para o Leste do Ceará e nos outros cinco estados nordestinos. Aviso foi emitido na noite desta quarta-feira, 2.

A ventania de até 33 nós (60 km/h) deve afetar, além do Ceará, toda a faixa litorânea dos estados do Piauí e do Maranhão, especialmente no litoral leste de São Luís. Rio Grande do Norte também deve ser afetado pelos fortes ventos, principalmente na região Norte de Natal. 

A variação nas correntes de ar deve provocar grande agitação marítima, conforme alerta a Marinha. Condição pode gerar ondas com grande altitude, especialmente nos pontos de de correntes marítimas que fluem na direção Sudeste a Leste, gerando o fenômeno conhecido como “ressaca marítima”. 

As ondas deverão se formar na faixa litorânea com proximidade à costa e, segundo previsão da Marinha, podem atingir de 2,5 metros de altura e devem durar até o fim da noite do dia 4 de setembro, sexta-feira. As regiões afetadas são os estados da Bahia, ao norte de Salvador, estado de Sergipe, Alagoas Pernambuco e Paraíba. No Rio Grande do Norte, a faixa litorânea que deve concentrar as ondas fica ao Sul da cidade de Touros. 

O monitoramento do litoral brasileiro é feito continuamente pela Marinha. A entidade pontuou que mantém todos os avisos de mau tempo em seu site. Além disso, destacou que os alertas de previsões climáticas são feitos diretamente pela conta no Facebook.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Como outra alternativa disponibilizada aos interessados, o órgão afirmou ainda que existe o aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download para sistema Android e iOS. Desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar, o aplicativo contém informações gerais sobre os principais informes meteorológicos, costeiro e também de alto mar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar