Participamos do

Ceará registra 3 mil raios no início desta terça-feira, 21; 300 ocorreram em Fortaleza e RMF

De acordo com a Enel, os municípios mais atingidos foram Acopiara, Tauá e Jaguaribe
11:53 | Abr. 21, 2020
Autor Catalina Leite
Foto do autor
Catalina Leite Repórter do OP+
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará registrou 3 mil descargas atmosféricas entre meia-noite e 9 horas desta terça-feira, 21, Dia de Tirandentes. Os dados são da Enel Distribuição Ceará e indicam que Fortaleza e Região Metropolitana foram responsáveis por cerca de 10% do total, com quase 300 raios. No entanto, os municípios mais atingidos foram Acopiara (549), Tauá (378) e Jaguaribe (268).

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Tauá e Jaguaribe estão entre as 10 maiores chuvas das últimas 24h, com acumulado total de 175,6 mm e 171 mm, respectivamente. Dados atualizados às 11h10min deste feriado apontam que choveu em 103 municípios do Ceará.

Como os raios se formam pelo excesso de cargas elétricas positivas ou negativas nas nuvens do tipo cumulonimbus, faz sentido que os municípios com mais chuva estejam entre os mais atingidos. A Funceme prevê eventos de chuva em todas as regiões do Ceará entre hoje, 21, e amanhã, 22

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Com madrugada de raios em Fortaleza, chove em mais de 40 municípios do Ceará em 24 horas

Aprenda a calcular a distância de um raio apenas cronometrando os segundos

Com mais chuva e nuvens, a Enel adverte aos cuidados a serem tomados. Dentro de casa, onde a maioria dos cearenses deve estar pelas medidas de isolamento social contra a Covid-19, a recomendação é evitar o uso de celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada. Ainda, a empresa sugere evitar o uso de chuveiro ou torneiro elétrica, além de conserto em instalações elétricas durante temporais.

Já para os trabalhadores de serviços essenciais e pessoas que precisam sair extraordinariamente de casa, é importante não ter contato com objetos metálicos. Também não ficar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar