Participamos do

Com madrugada de raios em Fortaleza, chove em mais de 100 municípios do Ceará em 24 horas

Com show de raios, Fortaleza registra chuva de 77 milímetros. No Estado, a maior chuva foi em Ererê (125 mm), na região jaguaribana

>> Defesa Civil emitiu alerta para madrugada e manhã desta quarta, 22, no Ceará: CONFIRA AQUI

Atualizada às 16h09min

Os fortalezenses passaram a madrugada acordados com um misto de medo e admiração pelos relâmpagos no começo deste feriado pelo Dia de Tiradentes, 21. Numa noite iluminada pelos clarões vindo das nuvens, foi registrada chuva de 77 milímetros na Capital, no posto de coleta em Messejana, entre 7h do dia 20 de abril e as 7h desta terça-feira. Os dados foram atualizados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) às 12h10min de hoje.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar do grande volume anotado na Capital, o maior da faixa litorânea metropolitana, foi o posto São João, no município de Ererê, na região jaguaribana, que acumulou a maior chuva do dia, com 125 mm. Pentecoste (Sebastião de Abreu) veio em seguida, com 102,4 mm, e depois Jaguaribe (sede do município) e Tauá (Marruás) com 90 mm. De segunda a terça, choveu em 106 municípios.

Confira as 10 maiores chuvas por posto no dia

Pentecoste (Posto: Sebastião De Abreu) : 102.4 mm

Tauá (Posto: Marruás) : 90.0 mm

Jaguaribe (Posto: Jaguaribe) : 90.0 mm

Tauá (Posto: Vera Cruz) : 85.6 mm

Fortaleza (Posto: Messejana) : 77.0 mm

Coreaú (Posto: Sitio Urubu) : 75.0 mm

Iracema (Posto: Bastiões) : 74.0 mm

Piquet Carneiro (Posto: Ibicuá) : 72.0 mm

São Gonçalo Do Amarante (Posto: Sede) : 64.0 mm

Morada Nova (Posto: Lagoa Da Serra) : 61.6 mm

Confira imagens dos relâmpagos na madrugada desta terça-feira em Fortaleza


Análise do tempo

De acordo com a Funceme, a proximidade da ZCIT do norte do Nordeste é responsável por pelas nuvens de precipitações que cobrem o Estado nesta terça-feira. A ZCIT é o principal sistema indutor de chuva no norte do NE no período de fevereiro a maio.

ZCIT - Zona de Convergência Intertropical: Banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

Previsão

Em terça-feira de feriado em quarentena, a Funceme prevê eventos de chuva em todas as regiões do Ceará. A tendência permanece até quarta-feira.

Terça - 21/4/2020

Predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.

Quarta - 22/4/2020

Predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.

Quinta - 23/4/2020

Nebulosidade variável com chuva isolada em todas as regiões.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar