Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Prognóstico mostra 45% de chance de chuvas acima da média entre fevereiro e abril no Ceará

Os números foram anunciados em coletiva realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Vários modelos meteorológicos e climáticos indicam este resultado
10:38 | Jan. 21, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A quadra chuvosa no Ceará deste ano promete começar bastante positiva principalmente em relação aos três primeiros meses: fevereiro, março e abril. Segundo Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o prognóstico indica 45% de probabilidade de chuvas acima da média nesse período.

Os dados foram divulgados durante entrevista coletiva realizada pelo órgão na manhã desta terça, 21. O número é resultado da análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros) e dos resultados de modelos numéricos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições de Meteorologia do Brasil. 

De forma geral, a pesquisa apontou o seguinte prognóstico climático para o trimestre fevereiro, março e abril de 2020 no estado do Ceará:  45% de probabilidade para a categoria acima da normal, 35% para a categoria em torno da normal e 20% para a categoria abaixo da normal. Ou seja, há mais chance de chover acima da média no estado do que as outras categorias. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os modelos indicam, no entanto, uma tendência de redução das chuvas ao longo da estação chuvosa.

Importante ressaltar, também, a presença de um gradiente de chuvas norte-sul, esperando-se, na região sul do estado, menores anomalias de chuva no trimestre fevereiro, março e abril de 2020.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM)

O campo de anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) mostra, em dezembro, no oceano Pacífico equatorial central e leste, predomínio de condições de neutralidade. O índice ONI (Oceanic Niño Index do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos), do período outubro, novembro e dezembro (OND) de 2019, é de +0,5° C.

No oceano Atlântico tropical sul, observam-se áreas aquecidas próximo à costa da África, e TSM em torno da média no Atlântico tropical norte. Os modelos de previsão de TSM, rodados em janeiro de 2020, indicam, para o trimestre fevereiro, março e abril (FMA) de 2020, tendência de neutralidade das condições do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (Enos) no oceano Pacífico equatorial e manutenção de condições de aquecimento no Atlântico tropical sul.

Nas últimas semanas, nota-se expansão das áreas com águas aquecidas atingindo toda a bacia tropical do oceano Atlântico. Os ventos alísios de nordeste, no Atlântico tropical, têm se mostrado um pouco mais enfraquecidos, o que pode prejudicar o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para latitudes mais ao sul, mantendo a localizada próxima ao norte da região Nordeste.

Listen to "Prognóstico da Funceme mostra 45% de chance de chuvas acima da média entre Fevereiro e Abril no Ceará" on Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar