Participamos do

UFC lança edital sobre participação no Sisu 2020; inscrições serão de 21 a 24 de janeiro

Serão ofertadas 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial
12:14 | Jan. 18, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou nessa sexta-feira, 17, como funcionará a seleção dos estudantes que preencherão as 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial. A ocupação das vagas será feita por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que usa como parâmetro de avaliação a nota mais recente obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições começam dia 21 e vão até 24 de janeiro. O resultado da Chamada Regular está previsto para o dia 28 de janeiro.

De acordo com a Lei nº 12.711/2012, a UFC reservará 3.144 vagas, o equivalente a 50% do total, exclusivamente para quem cursou todo o Ensino Médio na rede pública. Há ainda, dentro das cotas, reservas de acordo com critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência. Para participar, qualquer estudante precisa ter nota maior do que 0 (zero) em todas as provas do Enem. A instituição não adotará pesos diferentes para as provas.

A partir deste ano, os candidatos selecionados para a modalidade de concorrência reservada a candidatos pretos ou pardos poderão ser convocados a qualquer momento para procedimento de heteroidentificação, em que serão consideradas as suas características fenotípicas. Já os candidatos autodeclarados indígenas deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), oficialmente emitido pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para garantir a vaga na UFC, após o resultado do Sisu o candidato selecionado deverá realizar duas etapas de matrícula, ambas obrigatórias e presenciais: a Solicitação de Matrícula e a Confirmação Presencial de Matrícula. A primeira será feita no período da Chamada Regular (no caso da UFC, nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro), e a segunda, de acordo com o semestre de ingresso (dias 17 e 18 de fevereiro de 2020 para ingresso em 2020.1, e dias 22 e 23 de julho de 2020 para ingresso em 2020.2).

A universidade reforça no edital que não é permitido ao candidato escolher seu semestre de ingresso e que o critério de divisão em semestres, quando aplicável, é feito por meio da ordem classificatória com base na nota final obtida pelo candidato no Enem. Entretanto, candidatos aprovados para o segundo semestre podem ser remanejados em caso de desistências das vagas do primeiro semestre.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar