Participamos do

Notas do Enem são divulgadas nesta manhã e já estão disponíveis para consulta

Apenas quem já concluiu o ensino médio terá acesso ao resultado. Aqueles que ainda estão cursando só poderão saber seu desempenho em março
00:00 | Jan. 17, 2020
Autor Lucas de Paula
Foto do autor
Lucas de Paula Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) na manhã desta sexta-feira, 17, por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessar é preciso entrar na Página do Participante ou através do aplicativo do Enem, disponível para Android e IOS.

Apenas quem já concluiu o ensino médio terá acesso ao resultado. Aqueles que ainda estão cursando só poderão saber seu desempenho em março, quando também será lançado o espelho de redação.

Quando começa o Sisu?

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O processo do Sistema de Seleção Unificada Sisu (Sisu) começa nessa terça-feira, 21, indo até sexta-feira, 24. Ao todo serão 237.128 vagas em 128 instituições de todo o País. Para concorrer é preciso ter tirado nota superior a zero na redação.

Os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro e as matriculas nas Instituições serão até 4 de fevereiro, mesmo dia em que é aceito inscrições para listas de espera.

Quando começa o Prouni?

Logo depois começam as inscrições do Programa Universidade Para Todos (Prouni), indo de 29 a 31 de janeiro. O programa dá bolsa de 100% e 50% em universidades particulares para estudantes que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas ou que estudaram em escola particular com bolsa integral.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 4 de fevereiro, e os candidatos selecionados deverão comprovar informações solicitadas pela Instituição entre os dias 4 e 11 de fevereiro. A segunda chamada ocorre no dia 18 de fevereiro, e a comprovação de informações à Instituição corre de 18 a 28 de fevereiro.

Quando começa o Fies?

Já o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) inicia as inscrições no dia 5 de fevereiro, indo até o dia 12. Os resultados serão divulgados no dia 26 e a pré-seleção da lista de espera ocorre entre 28 e 21 de março.

Como as notas são calculadas?

Adepto da Teoria de Resposta ao Item (TRI), o Inep faz uma escala de nível de dificuldade das questões em cada uma das quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Dessa forma as questões têm suas notas medidas a partir de um ponto de partida: os 500 pontos. Assim as perguntas consideradas mais fáceis ficam abaixo dessa marca, já as mais difíceis ficam acima dela. Se alguém acerta as difíceis e erra grande quantidade das fáceis, o sistema identifica como sendo "chute".

Já o cálculo da nota da redação não utiliza o modelo TRI, e tem correção feita por mais de 5 mil avaliadores, sendo cada uma analisada por dois professores diferentes. Se houver uma discrepância de 100 pontos na média geral ou de 80 pontos em alguma competência, um terceiro corretor fará a avaliação. A nota final será as médias que mais se aproximam.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar