Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Pedidos para internação em UTIs e leitos em hospitais de grande porte registram aumento de 44%, indica Defensoria Pública

Somente em 2019, foram registrados 1.202 atendimentos; em 2018, o número foi de 834 pedidos na Justiça
15:31 | Jan. 17, 2020
Autor Kamilla Vasconcelos
Foto do autor
Kamilla Vasconcelos Repórter do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os pedidos para abertura de processos judiciais, que dão direito à internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e leitos em hospitais de maior complexidade, registraram aumento de 44% se comparado com 2018, na Defensoria Pública. A busca por essas vagas é uma das principais demandas atendidas pelo Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) da Defensoria Pública do Estado. Somente em 2019, foram registrados 1.202 atendimentos; em 2018, o número foi de 834 pedidos na Justiça.

De acordo com a defensora pública e titular do Núcleo de Defesa da Saúde, Karinne Matos, os pedidos de transferência acontecem quando o paciente recebe o primeiro atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e, devido às necessidades, precisa ser transferido para um hospital de grande porte.

A demanda de internação nas UTIs também chega com pacientes oriundos das UPAs. “São mais unidades de atenção básica, no entanto, o número de leitos nos hospitais de grande porte não cresceram na mesma proporção. Além disso, as pessoas têm mais conhecimento dos seus direitos e do trabalho da Defensoria Pública e isso influencia neste aumento de pedidos na justiça por leitos hospitalares”, explica a defensora.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outras demandas também são recebidas, periodicamente, pelo Núcleo de Defesa da Saúde: alimentação, fraldas, cadeira de rodas e medicamentos específicos.

Além desses pedidos, o Núcleo de Defesa da Saúde também recebe, periodicamente, demandas por alimentação, fraldas, cadeira de rodas e medicamentos específicos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar