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Defesa Civil realiza campanha para orientar população sobre desastres naturais via SMS

Trata-se de uma campanha para maior adesão da população ao serviço; no Ceará, apenas 0,65% da população está cadastrada para receber as mensagens de alerta
09:38 | Jan. 13, 2020
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Tipo Notícia

A partir desta segunda-feira, 13, cearenses devem receber mensagem de texto em seus celulares, convidando-os a cadastrar o CEP para receber gratuitamente alertas de desastres naturais e orientações da Defesa Civil. Destinados a áreas específicas do Estado, o alerta tem o objetivo de orientar as pessoas em relação aos procedimentos que devem ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, chuvas intensas ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

O envio dos alertas tem sido realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) desde 2018. Até o momento, o Ceará conta com 58.364 cadastros, que correspondem a apenas 0,65% da população. Com a campanha, a expectativa é de que haja maior adesão ao serviço.

A mensagem deve ter o seguinte conteúdo: “Defesa Civil: Você está preparado para o período de chuvas? Responda o SMS com seu código de endereçamento postal (CEP) e passe a receber alertas de desastres. O serviço é gratuito. Proteja-se!”. Outra alternativa é realizar o cadastro a partir do envio do código postal de interesse para o número 40199. É permitido o cadastro de outros códigos, e o serviço poderá ser cancelado a qualquer momento, de forma simples, basta enviar a palavra “sair” e o CEP para o mesmo número.

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Entenda como funciona o serviço

De acordo com a Defesa Civil, a população de uma região ou município deve receber mensagens com orientações diante de um fenômeno ou desastre natural. Por exemplo, em caso de chuvas fortes, os usuários podem ser notificados com a seguinte mensagem: “Defesa Civil alerta risco de enxurrada para [nome do município ou região]. Evite transitar em áreas inundadas. Em emergências, ligue 193”.

O funcionamento do sistema é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com as operadoras de telefonia móvel.

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