PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Morre Dom José Mauro Ramalho, bispo emérito de Iguatu

Natural de Russas, o bispo emérito era o único bispo conciliar do Brasil ainda vivo, tendo participado do Concílio Vaticano II

Izadora Paula
16:47 | 09/12/2019
Dom José Mauro Ramalho faleceu aos 94 anos
Dom José Mauro Ramalho faleceu aos 94 anos (Foto: Reprodução/Diocese de Iguatu)

Faleceu nesta segunda-feira, 9, aos 94 anos, Dom José Mauro Ramalho de Alarcón e Santiago, bispo emérito do município de Iguatu, distante 366 quilômetros de Fortaleza. O falecimento foi comunicado pelo atual bispo do município, Dom Edson de Castro Homem.

Tendo dedicado 70 anos de sua vida ao sacerdócio, Dom Mauro instalou as bases da Diocese de Iguatu e trabalhou na formação de seminaristas e padres. Natural de Russas, o bispo emérito era o único bispo conciliar do Brasil ainda vivo, tendo participado do Concílio Vaticano II. A convite do papa João XXIII, o Concílio foi realizado entre os anos de 1962 e 1965 com bispos de todo o mundo, buscando modernizar a Igreja e atrair os cristão afastados da religião.

Dom José Mauro nasceu no ano de 1925, filho do farmacêutico José Ramalho de Alarcón e Santiago, então prefeito de Russas, e de Maria Ramalho de Alarcón e Santiago. Ele foi o primeiro bispo de Iguatu, estando a frente da diocese por 38 anos.

A diocese de Iguatu decretou luto oficial por sete dias, "para que as devidas honras e despedidas sejam prestadas pela população que tanto ama dom Mauro", foi dito em nota divulgada pelo .