PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Ceará registra sete casos confirmados de Sarampo; 39 são investigados

Números fazem parte de boletim da Sesa. Casos da doença foram notificados em 59 municípios

19:48 | 25/11/2019
Campanha de vacinação agora tem foco em jovens
Campanha de vacinação agora tem foco em jovens (Foto: Priscila Smiths/especial para o povo)

No Ceará, em 2019, foram notificados 278 casos de sarampo. Sete casos (2,5%) foram confirmados, 39 (14%) estão em investigação e 232 (83,5%) foram descartados. O Estado figura, de acordo com o Ministério da Saúde, como uma das 18 unidades da Federação com surto ativo da doença. Os números foram divulgados em boletim da   Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) na última sexta-feira, 22.

Ana Rita Cardoso, assessora técnica do Núcleo de Imunização da Sesa, explicou que cinco dos sete casos foram importados, ou seja, o indivíduo foi contaminado em outro estado. Dois casos ainda estão em investigação quanto ao tipo de transmissão. O perfil das confirmações é em sua totalidade de homens, sendo quatro com idade acima de 30 anos, uma criança com idade entre 1 e 4 anos e outra com menos de 1 ano de idade.

Neste ano, 59 municípios cearenses notificaram casos da doença. Vinte deles estão com casos sendo investigados. Três municípios tiveram confirmações: Fortaleza (5 casos), Jaguaribe (1 caso) e Icó (1 caso).

Ana Rita Cardoso ressalta que, até 30 de novembro, uma campanha de vacinação está sendo promovida, com foco em jovens adultos de 20 a 29 anos. A vacina, que é disponível a partir de 1 ano de idade para as crianças, é direcionada a partir dos 6 meses de idade, seria a dose zero, executada para evitar ampliação do número de casos.