PUBLICIDADE
Ceará
Noticia

Cemitérios de Fortaleza e Região Metropolitana se preparam para Dia de Finados

Celebrado no dia 2 de novembro, o Dia de Finados é marcado por missas e homenagens a quem já partiu

13:40 | 01/11/2019
No Cemitério Memorial da Paz são esperados mil pessoas
No Cemitério Memorial da Paz são esperados mil pessoas (Foto: Divulgação)

Em novembro, os cemitérios ganham um protagonismo especial no dia 2, Dia de Finados. Parentes que perderam entes queridos costumam visitar cemitérios, que logo se preparam para atender à demanda. Além de missas, cultos e orações aos falecidos, esses espaços também recebem uma logística diferente de outras datas - uns até com apoio da Polícia Rodoviária e Militar.

O POVO separou algumas programações de cemitérios de Fortaleza e Região Metropolitana. Confira!

Grupo Memorial:

O Grupo Memorial disponibiliza um cronograma especial para que familiares e amigos possam preservar suas lembranças e prestar homenagens aos seus entes queridos. A programação do Dia dos Finados, celebrado no dia 2 de novembro, ocorrem no Cemitério Memorial Fortaleza, em Maracanaú (Rua Paulo Afonso,1191, Jari) e contempla missas, recepção com saxofonista, revoada de balões, árvores de mensagens de saudade, vendas de artigos religiosos e flores artificiais e naturais.

A primeira missa será celebrada às 8h, a segunda, às 10h e a terceira e última, às 15h. clientes e visitantes serão recepcionados com saxofonista nos intervalos de 8h às 9h30min, 10h às 12h e 14h às 16h. De manhã, às 9h30min, ocorrerá uma revoada de quatro mil balões e um coro duplo com canções. “A proposta dos balões é uma homenagem a todos aqueles que já partiram. A mensagem dos balões voando ao céu, representa muita gratidão por todos os momentos que tiveram junto com essas pessoas e a certeza de que nos reencontraremos um dia”, comenta a vice-presidente do Grupo Memorial, Patrícia Meireles.

Programação completa: 

- Clientes serão recepcionados com saxofonista: 8h às 9h30min / 10h às 12h / 14h às 16h;

- Primeira missa: 8h;

- Homenagem às 9h30min com revoada de 4.000 balões e um coro duplo com canções;

- Segunda missa: 10h;

- Terceira missa: 15h;

- Uma tela multi imagens para pintura no tamanho 30,00 x 1,40 e uma árvore que receberá mensagens de saudade;

- Vendas de flores artificiais e naturais;

- Vendas de artigos religiosos;

- O setor de vendas estará com promoções e premiações;

- O cemitério estará aberto para visitas de 7h30min às 17h30min;

Cemitério Memorial da Paz

Este ano o Cemitério Memorial da Paz, localizado na CE 065 - Travesso França, 268, presta uma homenagem com programação especial. Intitulada “Minha Estrela no Céu”, a ação visa levar conforto e lembrar do ente que partiu como uma estrela que olha por quem ficou na terra, mas também como um ciclo natural da vida e da morte, em que é preciso aproveitar o que realmente importa.

Programação: 

- Culto especial realizado às 10h;

- Chuva de pétalas às 15h;

- Missa campal às 16h.

Cemitério Jardim Metropolitano

Localizado no Eusébio, o cemitério Jardim Metropolitano tem recebido visitas durante toda essa semana. As preparações para o 2 de novembro também já iniciara, com manutenção dos espaços, pintura de túmulos e placas e limpeza geral. Além disso, o monitoramento de agentes policiais foi pedido. O estacionamento no local tem capacidade para até sete mil veículos e quase 70 mil pessoas passam por lá durante o Dia de Finados, segundo a gerente administrativa, Sandra da Costa.

No dia, estão preparadas uma apresentação da Igreja Adventista às 8 horas, missa campal às 10h e e uma chuva de flores após estes momentos. Lá, estão mais de 40 mil pessoas sepultadas e eles realizam, anualmente, uma ação chamada Finados Solidários. "A gente dá apoio ao Lar Amigos de Jesus. A gente recolhe alimentos para as crianças e também apoio e assistências a crianças com câncer", conta Sandra. 

O Jardim Metropolitano fica localizado no Eusébio - Ceará, Sexto Anel Viário S/Nº.

Cemitério Parque da Paz

Na matriz do cemitério Parque da Paz, vão ocorrer quatro missas em diferentes horários. A primeira é já às 7 horas da manhã, seguida de outra às 9h, uma terceira missa às 11 e uma campal, para encerramento das atividades, às 16h30min. 

O Parque da Paz fica na avenina Juscelino Kubitschek nº 4454, Passaré, CEP. 60861-634, em Fortaleza - Ceará.

Cemitério São João Batista

Localizado na rua Padre Mororó, S/N, Centro de Fortaleza, o cemitério municipal mais antigo de Fortaleza, São João Batista, contará com missas em diferentes horários e apresentação musical. Confira:

7h - Missa com padre Targino

8h - Missa com padre Targino

10h - Missa com Dom José e padre Targino

12h - Missa com padre Afonso

14h - Missa com padre Fernando

16h - Missa com padre Afonso

Apresentação de violino: a primeira às 9 horas e a segunda às 15 horas.

Paróquia Cristo Rei vai celebrar Festa do Padroeiro com missas e serviços

Neste sábado, 2 de novembro, a Paróquia Cristo Rei, na aldeota, inicia os festejos de seu padroeiro.

02/11 (sábado), 17h: Hasteamento da bandeira e Missa presidida pelo pároco, padre José Laércio, Sacerdote Jesuíta (S.J.); Os festejos seguem até o dia 24/11, na paróquia Cristo Rei (Rua Nogueira Acioli, 805, Aldeota)