Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

32 novos defensores públicos tomam posse nesta quinta-feira; 77% da população passará a ter acesso ao órgão

Com a nomeação, a assistência jurídica do Estado atenderá 57 municípios
15:55 | Out. 02, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará passa, nesta quinta-feira, 3, a ter 346 defensores públicos. Com a nomeação de 32 novos profissionais, a assistência jurídica do Estado atenderá 57 municípios.

Os novos defensores atuarão em cidades como Boa Viagem, Brejo Santo, Crateús, Granja, Icó, Itapajé, Mauriti, Mombaça, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Trairi e Viçosa do Ceará - que estavam sem qualquer tipo de assistência jurídica gratuita da Defensoria Pública do Ceará. Barbalha, Camocim, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Itapipoca e Pacatuba receberão reforços no quadro de defensores.

A medida busca atender a Emenda Constitucional 80/2014, que dá ao poder público o prazo de até 2022 para universalizar o acesso à Justiça com defensores públicos em todas as comarcas do País, priorizando a ocupação conforme a densidade populacional e o acervo processual. Assim, todas as cidades cearenses com mais de 45 mil habitantes passam a ter um defensor público, ampliando a assistência da Defensoria Pública para 77% da população do Ceará.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Segundo o Ministério da Justiça, seriam necessários cerca de 450 defensores públicos para cobrir o Estado todo", afirmou a defensora pública geral do Estado, Mariana Lobo, em entrevista para a Rádio O POVO CBN nesta quarta-feira, 2. "O papel da Defensoria Pública e do defensor é de garantir os direitos da população, fazer com que a população mais vulnerável possa ter os seus direitos garantidos e principalmente o exercício diário da cidadania”, pontuou. 

Com a ampliação do quadro de defensores no Ceará, a expectativa é que mais pessoas sejam beneficiadas com atendimento. Em 2018, foram realizados 982.206 procedimentos jurídicos, número maior que o registrado nos anos de 2016 (648.027 atendimentos) e 2017 (536.840 atendimento).

A solenidade de posse dos novos defensores públicos será às 19 horas, na sede da Defensoria Pública, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar