Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Vacinação contra Sarampo em crianças de 6 meses a 1 ano começa nesta quinta no Ceará

As vacinas podem ser tomadas em todos os postos de saúde no Estado
16:00 | Ago. 22, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A campanha contra o sarampo em crianças de 6 meses a 1 ano começou nesta quinta-feira, 22, no Ceará. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) ressalta que a vacinação é a única maneira de prevenir a doença.

De acordo com o órgão, desde 2015 até agosto deste ano o estado do Ceará não apresentou nenhuma confirmação de casos da doença e, em 2016, foi declarado livre do Sarampo.

A Sesa divulgou, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Imunizações, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, uma nota técnica com orientações aos profissionais de saúde para identificar e combater antecipadamente possíveis casos de sarampo no Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em Fortaleza, Aline Gouveia, coordenadora das Regionais da Saúde, explica que desde que a campanha começou a nível nacional sentiu que os cearenses procuraram os postos de saúde da Capital para evitar a proliferação do sarampo. "Equipes estão atendendo em todos os postos de saúde de Fortaleza, e no momento aguardamos o recebimento de mais doses oriundas do Ministério da Saúde para ampliar a distribuição", explica.

O Ministério da Saúde informou que atualmente 53 cidades de quatro estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná) passam por um surto ativo de sarampo, com crescimento do número de casos da doença confirmados.

Sarampo

É uma doença altamente transmissível e pode acometer crianças e adultos. A transmissão do sarampo ocorre de uma pessoa para outra, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os sintomas são febre, conjuntivite, coriza, tosse e manchas vermelhas.

Com informações da repórter Rose Serafim / Rádio O POVO CBN

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar