PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Coruja, tamanduá e cobra: mais de 19 animais silvestres foram resgatados no Ceará desde julho

Incluindo corujas, tamanduás e cobras, o número de animais resgatados no Estado desde julho gira em torno de 19

22:38 | 06/08/2019
Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou diversos resgates; só em julho, foram 17
Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou diversos resgates; só em julho, foram 17(Foto: Divulgação/SSPDS)

Agentes de segurança do Estado do Ceará realizaram diversos resgates de animais silvestres e domésticos em cidades como Sobral, Limoeiro do Norte e Morada Nova. Incluindo corujas, tamanduás e cobras, o número de animais resgatados no Estado desde julho gira em torno de 19.

Uma guarnição da 2ª Companhia do Batalhão de Bombeiros Militares atendeu a duas ocorrências nessa segunda-feira, 5. Uma vaca foi resgatada de um fosso no canal de irrigação na zona rural de Limoeiro do Norte, tendo sido entregue ao proprietário logo depois do resgate.

Depois, uma coruja foi retirada de uma rede de um campo society do bairro GranVille, em Morada Nova. O resgate foi feito através de uma escada. O animal foi solto em seu habitat natural.

Cobra resgatada pela BPMA
Cobra resgatada pela BPMA (Foto: Montagem/Divulgação/SSPDS)

Já em Sobral, os resgates foram realizados pelo Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), unidade especializada da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Conforme as informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as ocorrências de resgate que envolvem animais silvestres têm ocorrido com mais frequência em áreas urbanas das cidades do Interior. A explicação para este fato é o desequilíbrio ambiental causado, dentre outros fatores, pela depredação do habitat desses animais.

Somente no mês de julho, foram contabilizados 17 resgates de aves e répteis, sendo estes encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), órgão vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Após análise da situação do animal, os bichos são devolvidos ao seu habitat. Dentre os animais, estão corujas, cobras e tamanduá-mirim.