Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

76 estupros foram em 19 municípios da AIS 17, não só em Cruz e Jericoacoara

17:41 | Jul. 22, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os 76 estupros registrados no primeiros semestre deste ano ocorreram em toda a Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17), que compreende 19 municípios cearense. Está errada a informação noticiada na última segunda-feira, 22, no O POVO, de que os casos ocorreram somente nos municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

As ocorrências contabilizadas na matéria incluem também aquelas denunciadas em Acaraú, Amontada, Apiuarés, Bela Cruz, General Sampaio, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Marco, Miraíma, Morrinhos, Pentecoste, Tejuçuoca, Tururu, Umirim e Uruburetama.

De acordo com os dados disponibilizados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os 76 casos foram registrados entre janeiro e junho deste ano. A matéria dizia erroneamente que os dados eram referentes a cinco meses. O valor corresponde a uma queda em relação ao ano passado, quando 84 estupros ocorreram nos primeiros seis meses do ano. Em valores proporcionais, a redução foi de 9,5%. A matéria também errou ao dizer que o número de 84 estupros era referente a todo o ano de 2018. Todas as informações se referem aos primeiros seis meses dos respectivos anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Medo

A reportagem “O medo do estupro em Jericoacoara” relatou a história de mulheres que, diante do cenário de insegurança, se organizaram e criaram, no aplicativo de mensagens WhatsApp, o Grupo Carona Segura Preá-Jeri. Elas também formaram o coletivo Grito de Paz Jeri ou #gritodepazjeri como uma rede de apoio para as mulheres da região.

Em nota, a SSPDS explicou que a Polícia Militar do Ceará (PMCE) realiza patrulhamento em Jericoacoara por meio de duas viaturas. No período de alta estação, há ainda uma trinca de policiais militares reforçando a segurança no período noturno, na praça principal da Vila de Jericoacoara. No Preá, duas viaturas da PMCE são empregadas no policiamento, que incluem o patrulhamento nas imediações do Aeroporto Regional de Jericoacoara, localizado em Cruz.

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) informou ainda que em Jijoca de Jericoacoara, onde fica localizada a Vila de Jericoacoara, há uma delegacia municipal, que é polo plantonista, funcionando 24 horas por dia. “O município de Jijoca de Jericoacoara não se enquadra nas especificações contidas na Constituição do Estado do Ceará, para a instalação de uma unidade especializada de atendimento à mulher”, justificou o órgão.

Na nota, a SSPDS informou sobre a correção dos dados. “A SSPDS tem como prioridade manter a transparência e a confiabilidade dos dados criminais e dar publicidade a eles”, ressaltou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar