PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

O POVO é finalista no prêmio BNB

Especial "Semiárido das Nascentes" e série sobre microcrédito concorrem na categoria "mídia impressa".

00:11 | 17/07/2019
Foto do especial "Semiárido das Nascentes".
Foto do especial "Semiárido das Nascentes". (Foto: Mateus Dantas em 11/03/2019)

O POVO é finalista no Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo com duas reportagens especiais. O anúncio dos ganhadores ocorrerá nesta sexta-feira, 19, na sede da instituição, em Fortaleza. Ana Mary C. Cavalcante e Mateus Dantas concorrem em "mídia impressa" com "Semiárido das Nascentes"; enquanto Irna Cavalcante, Raone Saraiva, Beatriz Cavalcante, Marcelo Justino, Evilásio Bezerra, Mauri Melo e novamente Mateus Dantas concorrem com uma série sobre microcrédito, também em "mídia impressa".

A repórter e finalista Ana Mary acredita que a construção do especial “Semiárido das Nascentes” aconteceu por meio da busca dos rastros de histórias de jovens e de ancestrais desse semiárido. “Lugar que O POVO, desde que nasceu, nunca perdeu de vista. Desta vez, descobrimos um sertão encantado”, declara.

A parte mais difícil do processo de escrever sobre o semiárido foi sintetizar os grandes sertões dentro do dizer jornalístico. “Foi tentar pegar o 'rio' semiárido com as mãos. O sertão é um sentimento, eu acho”. Apesar da complexidade em escrever sobre o assunto, agora a sensação ao ser finalista do Prêmio BNB é de felicidade.

“A sensação de ser finalista de um prêmio do porte do Prêmio BNB de Jornalismo é de felicidade, especialmente, em tempos tão difíceis para a profissão. O prêmio nos lembra da importância do jornalismo, principalmente, quando é preciso salvar o belo, a esperança, as histórias, os ensinamentos.”

lucas de Paula