Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Ceará é o quarto estado com menor incidência de casos de dengue no Nordeste

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a incidência no estado é de 124,4 casos por 100 mil habitantes. Maranhão é o que apresenta o menor índice (49,7)
22:28 | Jul. 08, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará tem a quarta menor incidência de casos de dengue do Nordeste, conforme o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde sobre o monitoramento dos casos de arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chikungunya e Zika). A incidência no estado é de 124,4 casos por 100 mil habitantes, sendo inferior ao índice na região, que é de 198,3.

Dentre os nove estados do Nordeste, Maranhão apresenta a menor incidência (49,7), seguido por Sergipe (93,6) e Piauí (116,5). Os três com os maiores índices, superior ao da região, foram Pernambuco (243,3), Bahia (271,3) e Rio Grande do Norte (378,4).

O coeficiente é calculado utilizando-se o número de casos novos prováveis dividido pela população do estado, e expresso por 100 mil habitantes. É considerado como baixa incidência (menos de 100 casos); média incidência (de 100 a menos de 300 casos); e alta incidência (valores iguais ou acima de 300 casos).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Casos confirmados de dengue

Segundo dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), houve no ano passado 2.835 casos confirmados de dengue, 1.131 de chikungunya e 38 de Zika. Em 2019, até o dia 8 de junho, o Ceará registrou 6.278 casos de dengue, sendo sete graves e cinco óbitos. Em relação à Chikungunya, 433 foram confirmados.  Não há nenhum registro de casos de Zika.

Para que os casos de dengue possam diminuir, o Governo do Ceará criou o programa Todos Contra o Mosquito neste mês, no qual liberará R$ 10 milhões para os municípios cearenses que aderirem ao projeto e atingirem os melhores indicadores no enfrentamento às arboviroses.

Confira o gráfico

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar