Participamos do

UFC está entre as 20 melhores universidades da América Latina, segundo ranking

Neste ano, a UFC ficou em 19º lugar, enquanto em 2018 não figurou entre as 50 melhores, rankeada entre 51-60.
23:12 | Jun. 18, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Universidade Federal do Ceará (UFC) subiu no ranking Times Higher Education (THE) dentre as universidades da América Latina e Caribe. Neste ano, a UFC ficou em 19º lugar, enquanto em 2018 não figurou entre as 50 melhores, ranqueada entre 51-60. A colocação da UFC vai na contramão da situação geral das universidades brasileiras, que caíram na avaliação. O ranking de reputação acadêmica da revista britânica THE foi publicado nesta terça-feira, 18. 

A avaliação considera número de citações em pesquisa, o nível de internacionalização, o grau de titulação dos professores, a transferência de conhecimento para a sociedade, dentre outros aspectos.

Leia ainda: Com contingenciamento anunciado de R$ 45 milhões, a UFC teve o 12º maior corte imposto pelo Ministério da Educação (MEC) entre 106 instituições de ensino superior federais do Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o QS World University Rankings, a UFC está na 57ª colocação.

Brasil no THE

A PUC do Chile alcançou o primeiro lugar, após três anos na terceira posição. Segundo o relatório da revista, as universidades chilenas melhoraram a pontuação por ter investido no quadro de professores. É a primeira vez que o Brasil não lidera o ranking.

A situação geral das universidades brasileiras caiu. A Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Campinas (Unicamp) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. No ano passado, Unicamp liderou, seguida pela USP. O relatório destaca que as duas instituições tiveram melhora na pontuação, mas não o suficiente para manter o status anterior. 

Das 150 instituições da América Latina que aparecem no ranking, 52 são brasileiras - País com maior número de universidades classificadas. O Brasil tem outras quatro universidades no top 10: PUC Rio, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

"Esta instituição [Unicamp, que perdeu o primeiro lugar], bem como várias outras brasileiras, teve menor pontuação por impacto de citações este ano, o que sugere que o país deve dar mais atenção à qualidade da pesquisa para evitar queda maior no futuro", diz o relatório.

Na edição anterior, o relatório dizia que "apesar do domínio regional contínuo, a situação econômica brasileira coloca o sistema de ensino superior em posição precária".

Confira o ranking das 20 melhores universidades da América Latina, de acordo com o THE:

1º - PUC do Chile

2º - USP

3º - Unicamp

4º - PUC-Rio

5º - Instituto de Tecnologia de Monterrey (México)

6º - Unifesp

7º - Universidade do Chile

8º - UFMG

9º - Universidade dos Andes (Colômbia)

10º - Unesp

11º - UFRS

12º - UFSC

13º - UFRJ

14º - Universidad Nacional Autónoma de México

15º - Universidade de Brasília

16º - Universidade Federal de São Carlos

17º - Universidade Federal de Viçosa

18º - Universidad Autónoma Metropolitana - México

19º - UFC

20º - PUC-RS e PUC-Peru

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags