Participamos do

IFCE oferece mais de 2,7 mil vagas no Sisu para o 2º semestre

Há vagas disponíveis em 25 campi por todo o Estado. O edital para a inscrição foi publicado no dia 15 deste mês no Diário Oficial da União
22:12 | Mai. 23, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) irá oferecer 2.735 vagas em 80 cursos de nível superior, divididos em 25 campi em todo o Estado, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2019. As inscrições vão de 4 a 7 de junho, e podem ser feitas pelo site do sistema, sem cobrança de taxa de inscrição.

De acordo com o IFCE, serão oferecidas 1.351 vagas na ampla concorrência e outras 1.384 na reserva vagas, nos termos da Lei nº 12.711/2012. O edital com o cronograma e as regras para a inscrição foi publicado no dia 15 deste mês no Diário Oficial da União.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Há vagas em 25 campi: Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Paracuru, Quixadá, Sobral, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim. Elas contemplam diversas áreas, incluindo bacharelados, cursos tecnológicos e licenciaturas.

Para se candidatar às vagas, é necessário ter participado da edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido nota acima de zero na prova da redação. O candidato pode, inclusive, receber bônus se morar próximo ao campus que deseja estudar, conforme explicou a chefe do Departamento de Ensino Superior da Pró-reitoria de Ensino do IFCE, Jarbiani Sucupira.

"Aqueles que comprovem ter concluído o Ensino Médio no Ceará ganham 10% de bônus na nota do Enem, e os candidatos que comprovem residir na macrorregião onde estão pleiteando a vaga têm 20% de bônus na nota do Enem", disse ela. O sistema de bonificação, realizado desde 2016, está disponível apenas para candidatos à ampla concorrência. "Foram pensadas do ponto de vista do papel do Instituto de interiorizar o ensino superior e fazer o desenvolvimento regional", esclarece Jarbiani Sucupira.

Cada candidato pode escolher até duas opções de vagas no Sisu. O resultado será divulgado no dia 10 de junho, as inscrições dos aprovados ocorrem entre os dias 12 e 17 de junho, obedecendo aos dias, horários e locais de atendimento definidos por instituição em edital próprio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags