Participamos do

40% de estudantes que entraram no IFCE entre 2018 e 2019 vêm da rede municipal, diz Prefeitura

Foram 176 alunos aprovados nos processos seletivos de 2018.2 e 2019.1
18:16 | Fev. 22, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A rede municipal de ensino registrou um número recorde de ingressos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Foram 176 alunos aprovados nos processos seletivos de 2018.2 e 2019.1 - número que, segundo a secretária da Educação, Dalila Saldanha, representa 40% dos estudantes que entraram no último ano.

O crescimento é de 255% em relação ao período registrado pela Prefeitura. O primeiro dado é de 2014, quando 69 alunos da rede municipal foram aprovados no Instituto. Em 2017, foram 136. Para se ter uma ideia da representatividade da rede municipal, o IFCE aprovou, ao todo, 412 alunos técnicos integrados entre os semestres 2018.2 e 2019.1.

A Escola Municipal José de Alencar, localizada no bairro Jardim Iracema, aprovou 14 alunos do 9º ano. As escolas de tempo integral Professor Joaquim Francisco de Souza Filho, no Alagadiço, e Aldemir Martins, na Barra do Ceará, vêm na sequência com 12 e 10 alunos aprovados, respectivamente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“São jovens da escola pública municipal que foram saindo do Ensino Fundamental e tendo a oportunidade de cursar o Ensino Médio em escola de muita qualidade, que dá oportunidade de fazer a transição do Médio para uma instituição de Ensino Superior”, diz o prefeito Roberto Cláudio. “O mais importante é que estão dando uma virada na vida. Por mérito delas, do programa e dos pais”.

A jovem Mariana Sales, de 15 anos, é uma das ex-alunas da escola Joaquim Francisco de Sousa Filho aprovadas para o curso de Edificações, no IFCE. "Quando passei, a escola me ajudou muito a me habituar. Ofereceu aulas de reforço, foi uma transição fácil", conta.

A pequena Danikelly Silva, de 14 anos, também veio de uma escola de tempo integral. Ela estudou na ETI Maria Odete da Silva Colares, inaugurada ano passado em Messejana. "Eles davam aulões no sábado com os conteúdos que poderiam cair na prova do IFCE, revisões", diz, sobre o processo de preparação. Hoje, ela faz Telecomunicações. "De todos os outros, foi o que achei que era para mim".

Mariana Sales e Danikelly Silva fazem parte dos mais de 11 mil estudantes atendidos pelo projeto #EunoIFCE, uma das ações da Secretaria Municipal de Educação (SME) para fortalecer a aprendizagem dos estudantes de 9º ano. Além da preparação desses alunos, pessoas atendidas pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) também são engajadas.

Titular da SME, Dalila Saldanha vê avanço expressivo em relação aos anos anteriores. “Este ano, são mais 40% das vagas do IFCE. Tem sido um esforço conjunto dos professores, famílias e, principalmente, de acreditar no potencial dos nossos alunos”, pondera. “A gente tem avançado tanto no Pró-Técnico, como no Integração e na escola de tempo integral, que é onde tem um percentual importante de aprovação. É para isso que a gente investe no tempo integral. É de lá que estamos comprovando que: mais tempo na escola, mais aprovação”.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Fortaleza, 2.500 estudantes do Pró-Técnico são atendidos pelos programas de educação neste ano. Em 2013, eram 1.096. O maior salto é na Escola de Tempo Integral, que vai de 2.282 estudantes em 2014 a 8.135 atendidos em 2018. Com a inauguração de cinco escolas previstas para este ano, a projeção é que 10.592 alunos sejam atendidos até o fim deste ano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags