Participamos do

Prefeitura de Itapipoca descarta possibilidade de rompimento de barragem

Famílias atingidas foram abrigadas em escola pública e assistência social recebe doações de mantimentos, roupas e materiais de higiene
11:14 | Abr. 01, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil de Itapipoca e engenheiros responsáveis da Prefeitura constataram que não há risco de rompimento da barragem Agostinho Menezes. A inspeção foi realizada na manhã desta segunda-feira, 1º, após a represa transbordar e causar enchente que atingiu a Cidade no domingo, 31. A informação foi divulgada em nota pela Prefeitura.

A barragem particular está localizada no bairro Mourão. A força da água chegou a formar uma correnteza que passou por dentro de casas dos bairros Cacimbas, Mourão, São Francisco, Fazendinha e adjacências. O quartel do Corpo de Bombeiros e o Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo também alagaram.

Moradores perderam móveis e eletrodomésticos e foram abrigados no Centro Educacional Maria Magalhães Viana Azevedo. Não houve vítimas. Nesse domingo, morador que conversou com O POVO Online suspeitava que a barragem teria rompido.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Município está recebendo doações de mantimentos não perecíveis, roupas, água, fraldas, calçados e material de higiene que podem ser entregues na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), localizada no bairro São Sebastião.

A Prefeitura ainda afirma que iniciará trabalho com maquinário para abrir passagem de escoamento das chuvas para o açude Poço Verde. Vistoria nas barragens particulares de Itapipoca também deve acontecer nos próximos dias. No último dia 16 de março, risco de rompimento de uma barragem particular em Ubajara provocou a remoção de famílias na região.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Itapipoca registrou 42 milímetros de chuva entre as 7 horas de sábado, 30, e o mesmo horário de domingo, 31.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags