PUBLICIDADE
Notícias
PREVISÃO DA FUNCEME

Segunda-feira de Carnaval deve ter nebulosidade variável com chuvas isoladas em todo o Ceará

O Litoral de Fortaleza, que abrange 14 municípios, registrou maior volume de chuva em Itaitinga, com 72 milímetros, e na própria Capital, como 35,8 mm, no posto de Messejana

23:18 | 03/03/2019
Jijoca de Jericoacoara registrou a maior precipitação entre sábado e este domingo
Jijoca de Jericoacoara registrou a maior precipitação entre sábado e este domingo

A segunda-feira de Carnaval tem previsão de nebulosidade variável com chuvas isoladas em todo o Ceará, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou neste domingo. No sábado e no domingo, o Carnaval foi marcado por chuvas em Fortaleza e vários outros lugares pelo Ceará, com destaque para Jericoacoara, onde houve estragos.

Na previsão para os quatro dias de Carnaval, divulgada na sexta-feira, a previsão era de chuvas isoladas na faixa litorânea, na Ibiapaba e no Maciço de Baturité. Não era descartada chuva nas demais regiões, mas a tendência era de céu parcialmente nublado.

A madrugada e o período da manhã devem concentrar as chuvas previstas para o litoral, incluindo Fortaleza.

O Litoral de Fortaleza, que abrange 14 municípios, registrou maior volume de chuva em Itaitinga, com 72 milímetros, e na própria Capital, como 35,8 mm, no posto de Messejana.

Entre as 7 horas deste sábado, 2, e as 7 horas deste domingo, 3, há registros de chuvas em, pelo menos, 95 municípios, sendo os maiores em Jijoca de Jericoacoara (121,1 mm), Granja (119 mm), Massapê (118,6 mm) e Uruoca (118 mm).

Essas precipitações estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte da região Nordeste, assim como a borda norte do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Este, apesar de colaborar para chuvas no centro-norte, não está favorecendo ao sul, devido à posição do seu centro, área que inibe a formação e o crescimento das nuvens.

A chuva nem sempre é empecilho para os foliões (Foto: Julio Caesar/O POVO)
A chuva nem sempre é empecilho para os foliões (Foto: Julio Caesar/O POVO) (Foto: Julio Caesar/O POVO)

Redação O POVO Online