Participamos do

Em meio aos ataques de facções, Ceará registrou baixa em mais de 50% de roubos de veículos

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, atribui os resultados aos investimentos feitos em tecnologias
21:58 | Fev. 12, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Enquanto o Ceará passava por uma série de ataques de facções criminosas, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) registrou, em janeiro, diminuição em 54,3% no roubo de veículos, em relação a 2018. Além disso, os furtos tiveram redução de 29,6% nesse período.

Os dados são da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp), vinculada à SSPDS.

Neste ano, 407 casos de roubos de carros e motos foram notificados. No primeiro mês do ano passado, foram 891. Já nos furtos, o balanço que era de 379, em janeiro de 2018, diminuiu para 267, no mesmo período de 2019.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além disso, 94,41% dos veículos subtraídos em ações criminosas, equivalente a 634 unidades, foram recuperados no Estado.

Para o secretário da SSPDS, André Costa, a estatísticas positivas se devem aos investimentos feitos em tecnologias, como o Sistema Polícia Indicativo de Abordagem (Spia), que atua baseado no combate à mobilidade do crime. “Este é um conceito científico criado no Ceará, que parte do pressuposto que quase todos os crimes são praticados dentro de carros ou a bordo de motocicletas”, ressalta o secretário. O gestor atribui ainda que os números são resultados da ampliação do sistema de videomonitoramento e da integração de câmeras pertencentes à União, ao Estado e aos municípios.

“Nós tínhamos antes 164 câmeras. Hoje, são mais de 3.200 equipamentos em 44 cidades e iremos ampliar ainda mais neste ano de 2019. Se a gente consegue ter um controle maior da circulação de veículos, a gente também tem um controle maior sobre a criminalidade”, disse.

Neste período, houve também baixa em homicídios no Ceará. Em janeiro, 192 pessoas foram mortas. A queda é de 60% nos casos, comparada ao mesmo período de 2018, quando 482 assassinatos foram registrados. 

Secretário nega que redução em homicídios tenham relação com onda de ataques no Estado

Pelas redes sociais, André Costa negou que a trégua declarada entre as facções criminosas tenha relação direta com a redução de homicídios em janeiro.

No primeiro mês de 2019, o Ceará sofreu uma série de atentados, com atuação de organizações criminosas.

Neste período, 192 pessoas foram mortas no Ceará. Houve queda de 60% nas ocorrências, em comparação ao igual período de 2018, quando 482 assassinatos foram registrados. Costa comemorou o resultados e os atribuiu somente às "ações enérgicas do Estado, dentro e fora dos presídios".

O secretário ainda disse que "falsos especialistas" relacionam o resultado ao cessar fogo temporário entre facções, que interromperam a disputa por territórios para o tráfico de drogas, priorizando a "Guerra ao Estado", numa reação à repressão nos presídios. Para Costa, essa análise é "irresponsável", "desmerece e desonra" o trabalho dos profissionais da Segurança Pública.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags