PUBLICIDADE
Notícias
OPERAÇÃO

Ceará terá mais de seis mil agentes de segurança atuando no Carnaval em 72 municípios

Assédio será tema de campanha educativa que visa diminuir os casos durante as festas e incentivar denúncias

11:57 | 28/02/2019
A Operação de Carnaval vai se estender até a próxima Quarta-Feira de Cinzas. (Foto: Mauri Melo/O POVO)
A Operação de Carnaval vai se estender até a próxima Quarta-Feira de Cinzas. (Foto: Mauri Melo/O POVO)

Policiais militares, civis e agentes do Corpo de Bombeiros atuarão nos quatro dias do Carnaval de 2019 espalhados em todo o Ceará. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou em coletiva na manhã desta quinta-feira, 28, que 6.398 agentes participarão do plano operacional no feriado. A operação se estende até a Quarta-Feira de Cinzas, 6.

Nas praias, equipes do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e do Corpo de Bombeiros farão a patrulha da orla. Jetskis serão utilizados pelos bombeiros para ajudar em salvamentos e resgates na Praia do Futuro e no Icaraí. Delegacias que funcionam 24 horas em Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Aracati receberão reforço, devido ao grande fluxo de foliões. Outras oito delegacias também terão mais policiais civis. A Polícia Rodoviária Estadual também atuará com 573 agentes nas estradas.

Tecnologias também serão usadas para garantir a segurança de foliões, como as câmeras de videomonitoramento. Pelo menos 44 municípios cearenses já contam com o sistema de monitoramento. Chamado de SPIA, o aparelho é usado para checar as atividades de ruas e rodovias das cidades, ajudando o trabalho das equipes policiais.

Assédio

De acordo com a delegada Rena Gomes, os policiais tiveram treinamento para saber lidar melhor com denúncias de assédio no período das festas. Foi relembrado que este é o primeiro Carnaval com a lei que tipifica os crimes de importunação sexual, aprovada em setembro de 2018. A pena é de 1 a 5 anos de reclusão. A SSPDS fará campanha incentivando mulheres a denunciar a prática ilícita.

Com informações da repórter Ana Rute Ramires

Redação O POVO Online