PUBLICIDADE
Notícias
Inovações para saúde

Bolsonaro destaca tratamento para queimadura com pele de tilápia, técnica genuinamente cearense

Pesquisadores da UFC desenvolvem a técnica desde 2017. Material também já é exportado para os Estados Unidos para tratar queimaduras em animais

15:27 | 27/02/2019
Bolsonaro destaca tratamento para queimadura com pele de tilápia, técnica genuinamente cearense (Foto: Jr. Panela/UFC/Divulgação)
Bolsonaro destaca tratamento para queimadura com pele de tilápia, técnica genuinamente cearense (Foto: Jr. Panela/UFC/Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) usou as redes sociais para destacar o tratamento para queimaduras à base de pele de tilápia, o qual terá estudos comandados pelo secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior. O chefe do executivo nacional não cita nominalmente, mas a técnica é genuinamente cearense e começou a ser desenvolvida pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Nessa terça-feira, 26, Bolsonaro publicou no Twitter que “mais de um milhão de pessoas sofrem queimaduras por ano no Brasil”. “A pele da tilápia tem se revelado excelente neste tratamento”, disse. Ainda de acordo com ele, o secretário da Pesca já tem recebido relatos sobre a técnica.

“E comprovada a eficiência científica, (Jorge Seif) levará à análise do Ministério da Saúde para a adoção como terapia de cura alternativa e possivelmente mais barata que as existentes”, complementou.

Desde 2017, pesquisadores da UFC têm realizado pesquisas com pacientes do Instituto de Apoio ao Queimado, do Instituto Dr. José Frota (IJF). A prática substitui o uso de curativos tradicionais e diminui a dor das pessoas queimadas. O material também já é exportado para os Estados Unidos para tratar queimaduras em animais

O Povo