Audiência Pública discute implantação de Porto Seco no Cariri

Momento contou com participação de autoridades dos municípios da região

A criação de um Porto Seco para a região do Cariri foi pauta de uma audiência pública, realizada na última segunda-feira, 11, no município de Missão Velha. O evento foi um requerimento do deputado estadual Fernando Santana (PT) e contou com a participação do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, de prefeitos e parlamentares.

Um Porto Seco é uma base utilizada para otimizar a importação e exportação de mercadorias. A ideia de sua criação é vista como um marco para o desenvolvimento da economia caririense.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo Fernando Santana, a audiência teve como objetivo principal a formulação de um documento que será entregue à Adece para a criação de um projeto a ser executado pelo Governo do Ceará, em parceria com o Governo Federal e os municípios.

“A partir de 2024, com esse documento em mãos, com o projeto feito, com todo o orçamento, e mostradas as potencialidades da nossa região, nós poderemos correr atrás do presidente Lula, com o apoio do governador Elmano de Freitas, do Senador cid gomes e da Senadora Augusta Brito”, declarou em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri.

O parlamentar explica que com a criação de um Porto Seco, os processos de transferência de matéria prima seriam facilitados e, com isso, os preços das mercadorias seriam barateados.

“Por que é que Fortaleza consegue ter um produto mais barato e exportar para todas as localidades do mundo? Porque aqui nós temos o Porto do Mucuripe, e o Porto do Pecém, que recebem mercadoria e enviam mercadoria. No Cariri nós não temos o mar, então a ideia é que a gente tenha um porto seco para escoar a mercadoria, baratear os preços e alavancar a economia”, explicou.

O prefeito de Missão Velha, Luiz Rosemberg Dantas Macedo Filho (PDT), disse que há dois meses iniciou os trâmites sobre a instalação do porto seco com o deputado Fernando Santana.

Além do gestor, marcaram presença na audiência pública outras lideranças políticas da região, como o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (sem partido), o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT) e os deputados estaduais Guilherme Landim (PDT) e Davi de Raimundão (MDB).  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

portoseco portosecocariri portosecomissãvelha cariri audiênciapública

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar