Cariri espera receber 60 mil peregrinos para beatificação de Menina Benigna

A expectativa é do padre Wesley Barros, coordenador da Comissão para a Beatificação. Celebração tem ponto alto nesta segunda-feira, 24/10, às 17 horas, no Crato, e na terça, 25/10, em Santana do Cariri

Às vésperas de completar 72 anos, dom Leonardo Ulrich Steiner, o primeiro cardeal da Amazônia, foi escolhido pelo Papa Francisco para presidir a cerimônia histórica de beatificação de Benigna Cardoso da Silva, na Diocese de Crato, no Ceará.

A “menina”, santificada há anos pela fé popular, passa a ser também cultuada nos altares oficiais da Igreja Católica. Ela vem da rua e sua imagem ocupará, a partir desta segunda, 24, um lugar entre os santos reconhecidos pelo Vaticano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Benigna não sairá da beira da estrada em Inhumas, povoado de Santana do Cariri onde há um rosário de memórias do rastro da Menina e uma capela de pedra erguida pela população. É o lugarejo onde foi assassinada em 1941, aos 13 anos, e onde peregrinos se acostumaram a fazer romarias, acender velas, deixar ex-votos, pedir graça e milagres para a mocinha que não aceitou o assédio machista de Raul Alves, 17.

A presença de dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM), para além da cerimônia de beatificação, promoverá também um simbólico encontro entre os povos das florestas Amazônica e do Araripe.
A expectativa da comissão organizadora da beatificação de Benigna é que o religioso catarinense, que já foi secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fará uma homilia para um público provável de 60 mil peregrinos. Projeção feita pelo padre Wesley Barros, coordenador da Comissão para a Beatificação.

A cerimônia principal está marcada para as 17 horas desta segunda-feira, 24, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, no Crato — sede da diocese, que tem capacidade para receber 100 mil pessoas. Serão a missa e a liturgia solene de beatificação da Serva de Deus.

Em vídeo, dom Leonardo agradeceu ao papa a oportunidade de conduzir a transformação de Benigna na primeira beata do Cariri e, daqui a algum tempo, na primeira santa cearense.

“Honra porque podemos, a partir da celebração, honrar Benigna como beata. Nós queremos louvar e bendizer a Deus por ter dado à Igreja essa beata que foi fiel a Jesus, que viveu na santidade, que viveu na pureza, mas que também viveu profundamente a misericórdia cuidando de suas tias”.

Para o cardeal da Amazônia, que será acompanhado na celebração por 36 bispos, 200 padres e 200 seminaristas, Benigna “será um belíssimo exemplo para nós no seguimento de Jesus. Que ela nos ajude a sermos todos fiéis seguidores e seguidoras de Jesus até nos encontrarmos. E que Deus abençoe a todos!”.

Antes da hora da beatificação, nesta segunda-feira, haverá o Momento da Misericórdia, celebrado pelo missionário Geraldino com a Comunidade Missão Resgate, às 15 horas. Às 16 horas está programado o musical “A Hora do Martírio”, produzido pela Comunidade Amados do Céu e pelo Padre Monteiro.
Amanhã, terça-feira, 25, a imagem de Benigna seguirá numa carreata da sede da Diocese, no Crato, para a matriz, em Santana do Cariri. Sua estátua e sua imagem pintada serão “entronizadas” no altar da igreja que frequentou.

PROGRAMAÇÃO DA BEATIFICAÇÃO DE BENIGNA

Dia 24/10/2022

Onde: Crato, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante

15 horas – Momento da Misericórdia (Geraldino e Comunidade Missão Resgate)

16 horas – Musical “A hora do Martírio” (Padre Monteiro e Comunidade Filhos Amados do Céu)

17 horas – Celebração da Beatificação

Dia 25/10/2022

Onde: Santana do Cariri

14h30min – Louvor e acolhida dos peregrinos (Inhumas, Santana do Cariri)

15 horas – Saída da carreata, de Crato, com a imagem de Benigna para Santana do Cariri

15h30min – Caminhada com o quadro de Benigna do Santuário, em Inhumas, até a entrada de Santana do Cariri

16h30min – Acolhida da carreata e início da procissão

17 horas – Missa solene e entronização da imagem de Benigna na matriz de Santana do Cariri

Fonte: Diocese de Crato

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Benigna Menina Benigna Beatificação de Benigna Cariri Dom Leonardo Steiner

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar