Universidade do Cariri recebe mais 21 peças de fósseis; foram 500 peças repatriadas em 2021

Entre os materiais apreendidos se encontra um fóssil da megafauna, uma preguiça gigante, do período pleistoceno, além de peças de pterossauros, peixes e plantas.

21 peças de fósseis foram apreendidas em inquéritos da Polícia Federal e entregues à Universidade Regional do Cariri (Urca), em uma solenidade realizada na terça-feira, 8, na sede do Geopark Araripe. Somente em 2021, foram devolvidas, com repatriamento de grande parte dos fósseis, cerca de 500 peças à Urca e ao Museu de Paleontologia.

Um dos fósseis repassados pela PF à Urca é uma peça rara de preguiça gigante. Além de um fóssil da megafauna, peças de pterossauros, peixes e plantas. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo Renan Bantim, doutor em Paleontologia, esse achado representa uma oportunidade de desenvolver mais a pesquisa, com possíveis grandes descobertas, através de um material que antes estava parado.

LEIA MAIS | Pesquisadores da Urca denunciam comércio ilegal de fósseis do Cariri cearense

Museu de Paleontologia do Cariri recebe fóssil de pterossauro que foi coletado no Paraná

Fóssil do Ceará que homenageia Pabllo Vitar pode ter sido traficado para os EUA

Insetos fósseis: novas descobertas, retorno ao Cariri e suspeita de tráfico

Representantes da Polícia Federal na cerimônia destacaram a importância de entregar à Universidade as peças: "O lugar adequado para estudo desse material é na Urca, que consideramos da mais alta importância". Ele ainda destacou a importância de capacitar os policiais para que possam entender melhor a importância desse patrimônio.

Fósseis repassados pela PF à Urca contam com peça rara de preguiça gigante
Fósseis repassados pela PF à Urca contam com peça rara de preguiça gigante (Foto: Universidade Regional do Cariri (Urca))

Para o diretor do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães, poderia ser apenas uma peça para justificar toda a ação, o movimento. Ele destaca a importância do Geopark e todas as colaborações que são dadas e a capacidade que o projeto tem de formar capital intelectual.

“Mais de mil bolsas ofertadas de ensino, pesquisa, e extensão, através do Geopark (...) Diante desse impacto [ação de resgate dos fósseis] já existem instâncias nacionais e internacionais devolvendo os fósseis de nossa região", ressaltou.

A assinatura do termo de entrega dos fósseis, durante a cerimônia, contou com a presença do reitor da Urca, professor Francisco do O’ de Lima Júnior; o diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, professor Allysson Pinheiro; o delegado da Polícia Federal, Denis Colares de Araújo; o representante do Ministério Público Federal, Celso Leal; o diretor executivo do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães, entre outros.

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Cariri Fósseis Laboratório de Paleontologia Museu Polícia Federal Urca

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar